Portal Serrolândia Publicidade 728x90
24/07/2019 às 15h48min - Atualizada em 24/07/2019 às 15h48min

Eventos em Irecê discutem a citricultura na Chapada Diamantina



Nesta quinta-feira, 25 de julho, a Unidade e a prefeitura de Irecê (BA) realizam seminário e dia de campo sobre o desenvolvimento da citricultura na região da Chapada Diamantina, no Auditório do Instituto Federal da Bahia (Ifba) – campus Irecê. O público-alvo são produtores, viveiristas, empresários, agrônomos, técnicos agrícolas e estudantes (estima-se a participação de 200 pessoas).

“O objetivo é abordar o potencial da citricultura na região da Chapada Diamantina com apresentação de novas variedades copa e porta-enxerto e técnicas de manejo e produção”, informa o pesquisador da Embrapa João Roberto Oliveira, coordenador dos eventos, junto com o pesquisador Orlando Passos e o secretário de Agricultura de Irecê, José Marcelino da Silva.

Pesquisadores da Embrapa formam o corpo de instrutores, junto com o proprietário do Viveiro Tamafe, Fernando Herrera, e o prefeito de Tapiramutá, Djalma Santos Junior, que vai fazer a palestra de abertura sobre a situação atual da citricultura na região da Chapada Diamantina Setentrional. Orlando Passos e Walter Soares vão falar, respectivamente, sobre variedades copa e variedades porta-enxerto. “O viveiro e a muda como promotores de pomares rentáveis” é o tema da apresentação de Herrera. Já Oliveira vai abordar informações sobre a implantação do pomar cítrico e, por fim, o tema “Risco de introdução de doenças por meio de mudas cítricas” estará a cargo de Hermes Peixoto. 

O dia de campo vai acontecer na parte da tarde no Sítio Vilka Castro. Passos e Soares vão apresentar resultados da adoção de novas variedades copa e porta-enxerto em pomares citrícolas.

As atividades integram o escopo de ações do projeto Gestfrut (Estabelecimento de uma rede de pesquisa, transferência de tecnologia e inovação para a fruticultura do estado da Bahia, com base na articulação, gestão e comunicação), financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). Por meio do Gestfrut, a Embrapa vem promovendo junto com parceiros seminários e dias de campo em municípios que têm potencial para a exploração da citricultura como atividade de destacada importância social e econômica no estado da Bahia. 

Serviço

Seminário e dia de campo sobre o desenvolvimento da citricultura na região da Chapada Diamantina
Data: 25 de julho
Horário: a partir das 8h.
Público-alvo: produtores, viveiristas, empresários, agrônomos, técnicos agrícolas e estudantes.
Local: Auditório Ifba, Campus Irecê (seminário, manhã) e Sítio Vilka Castro (dia de campo, tarde) – Km 02 – sentido Lapão/Canarana  
Programação completa 
aqui.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp