Portal Serrolândia Publicidade 728x90
26/07/2019 às 22h13min - Atualizada em 26/07/2019 às 22h13min

Festival de gastronomia valoriza agricultura familiar do plantio ao consumo em Itacaré



A valorização do alimento produzido pela agricultura familiar como meio de garantir saúde, emprego, renda e qualidade de vida para quem produz e para quem consome, foi o destaque na abertura da  VI edição do festival gastronômico Sabores de Itacaré, que tem como tema central: Agricultura Familiar e Gastronomia de Raiz. O evento começou nesta quinta-feira (25) e segue até domingo (28), na orla do município de Itacaré, Território de Identidade Litoral Sul

Ícaro Rosa, chef que abriu os trabalho da Cozinha Show do festival, convidou a plateia a refletir sobre opções e hábitos alimentares: Ao optar por utilizar alimentos da agricultura familiar,  a gente ajuda as famílias que trabalham e respeitam a terra, pois estamos vivendo um momento em que foi liberado muito veneno para o nosso prato. Precisamos entender e fomentar o trabalho das pessoas que cuidam do que vai para mesa da gente e que não colocam o lucro em primeiro plano”.



O tema da aula pública do chef Ícaro foi:  Bahia viva! O passado e o futuro se encontram. Ele apresentou a Salada de Palmito Pupunha com Aratu. Mais de 40 pessoas assistiram a aula e quem foi sorteada para provar o prato foi a professora de Belo Horizonte-MG Dayse de Carvalho: “ Eu achei um prato delicioso, muito saboroso, gosta da ideia de ter chefs de cozinha valorizando os ingredientes da agricultura familiar”.

A estimativa dos organizadores é que cerca de 20 mil pessoas prestigiem o festival, organizado pela prefeitura municipal de Itacaré, com o apoio do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e da Secretaria de Turismo (Setur).

Fausto Franco, secretário da Setur, prestigiou o evento e observou que a culinária é uma das parceiras inseparáveis do turismo, pois “a gente pode fazer cultura, lazer, esporte, entretenimento, arte, mas há também uma necessidade de comer. O festival mostra a valorização da matéria-prima local e em si isso é importante, pois a gastronomia é um desses pilares para fomentar a economia como um todo, gerando emprego e renda”.

Programação

As atividades começam a partir das 9h com a feira da agricultura familiar, feirinha do artesanato e economia criativa. Á noite, após às 18h as barracas do Circuito Gastronômico, com feira gastronômica, armazém do chocolate e produtos regionais, cozinha show com chefs de cozinha convidados, começam a funcionar e o término do festival fica sempre por conta apresentações culturais e shows musicais.

Espalhados pelo município, 42 estabelecimentos ofertam mais de 50 pratos, com opções que variam de R$ 7 a R$ 90. O elo entre todos os pratos inscritos no Festival são os contidos ingredientes da agricultura familiar regional,em sua concepção  e execução. O resultado é

servido nos restaurantes: Camarão Ouriçado, Acarajé Mississipi, Peixe Raízes e Filé Aldeia Especial. Os sabores das sobremesas devem surpreender: Brownie com Sorvete, Geleia de Cupuaçu, Cacau-Pimenta e Maracaxi Show.



Curta a página do Site Portal Serrolândia e mantenha-se atualizado diariamente, clique e participe.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp