Portal Serrolândia Publicidade 728x90
30/07/2019 às 14h22min - Atualizada em 30/07/2019 às 14h22min

Guarda Civil Municipal de Jacobina comemora 52 anos de existência

Evento ocorreu no auditório do Comuja e contou com a presença de diversas autoridades

Fonte: Igor Fagner - Rota 324


Na manhã desta terça-feira, 30, o auditório do Colégio Municipal Gilberto Dias Miranda - Comuja, foi palco de mais uma comemoração da Guarda Civil Municipal de Jacobina. Desta vez, homens e mulheres dessa briosa instituição festejaram os 52 anos de criação do serviço. A solenidade contou com a presença de músicos da Filarmônica 2 de Janeiro e diversas autoridades, as quais destacaram a importância da GM para a segurança de Jacobina.
 
Para o comandante GM Jailson Dias, o momento é de comemorar pela coragem e atuação de todos os seus comandados. "A comemoração de hoje é pela união desses homens e mulheres que trabalham 24 horas por dia, sete dias por semana, em escalas que não importa se é feriado, fim de semana ou aniversário de familiares, pois o objetivo de cada um deles é realmente servir a população. Para mim, principalmente, é um motivo de orgulho saber que nós estamos contribuindo para essa ascenção da Guarda Municipal de Jacobina, isso é notório no reconhecimento da população, pois se ela aciona a Guarda é porque acredita em seu trabalho. Esse acreditar é que nos mantêm mais orgulhoso" contou Dias.

 
Em julho de 2018, em sua comemoração de 51 anos, a Guarda Municipal recebeu da Prefeitura de Jacobina 22 pistolas calibre 380 e mais 2 espingardas calibre 12, entrando para a lista das poucas instituições da Bahia com armamento próprio, fortalecendo a segurança da população. Em janeiro de 2019, a União da Guarda Civil Municipal de Jacobina - UGCMJ, inaugurou sua sede, situada no Bairro Félix Tomaz, a qual recebeu o nome do Edson Melo, GM falecido em março de 2011.
 
Sobre a GM - Criada durante a administração do então prefeito José Prado Alves (Zuquinha Prado), em 24 de julho de 1967, inicialmente instalada para proteger o patrimônio municipal, conforme suas funções orgânicas, o Corpo da Guarda logo se viu instado a colaborar com a segurança pública ostensiva da cidade, distritos e povoados, uma vez que constatar-se a precariedade do efetivo policial militar da época, criando condições favoráveis a sua atuação também na segurança das pessoas em locais como praças públicas e feiras livres da sede e interior. Com o passar do tempo a nossa Guarda Municipal evoluiu, tanto em efetivo nas ruas e repartições como em qualificação profissional, conseguindo uma transformação gradual, que possibilitou aperfeiçoar suas atividades. Entre as principais conquistas da GM nesses últimos anos, estão: Instrutor de armamento e tiro próprio; área de treinamento com estande de tiro; equipamentos de proteção individual e coletiva (capacetes, cintos de guarnição completo, etc.) de última geração; sistema de radiocomunicação; número 153 para atendimento ao público (número nacional exclusivo destinado as Guardas Municipais); comando de carreira próprio exercido por um Guarda Municipal efetivo da instituição; treinamento constante em diversas áreas (Curso de Comando de Guardas, Procedimentos Operacionais Padrão, Normas Gerais de Atuação, Defesa Pessoal, etc.) e novas viaturas conseguidas junto ao executivo. (Extraído do portal da Prefeitura de Jacobina).

Portal Serrolândia

Portal Serrolândia

Curta a página do Site Portal Serrolândia e mantenha-se atualizado diariamente, clique e participe.
 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp