Portal Serrolândia Publicidade 728x90
15/08/2019 às 18h51min - Atualizada em 15/08/2019 às 18h51min

Feriado municipal em Serrolândia nesta sexta-feira 16 de agosto



Amanhã, 16 de agosto de 2019, é feriado municipal em Serrolândia na Bahia, dia de São Roque, Padroeiro da cidade. Por esse motivo, tanto os estabelecimentos públicos quanto os comerciais estarão fechados durante todo o dia.

ESCOLHA DO PADROEIRO: Desde o início do povoado a religião católica manteve-se sempre atuante em suas decisões. Levando-se em conta a preservação de suas crenças, tradições e outras manifestações religiosas, o povoado Serrote, embora ainda pequeno, sentiu a necessidade de um Padroeiro e, em 1930, reuniram-se todos os moradores daquela comunidade para escolher o seu padroeiro.

A partir daquela reunião, ficou escolhido o padroeiro São Roque. O que se sabe a respeito daquela escolha tem a seguinte versão: sabemos que São Roque é considerado o santo que protege as pessoas contra a peste. E na época que começou o povoado Serrote houve um grande surto de epidemia, caracterizada por uma doença conhecida vulgarmente por bexiga. Daí, por ser conhecido, segundo a crença popular, como protetor da pessoas contra a peste é que São Roque ficou consagrado como nosso padroeiro.

Durante a primeira semana das comemorações do novo padroeiro, o Sr. Leopoldo Vilas Boas convidou um amigo que residia em São José (na época, distrito de Jacobina) para vir ajudar fazer as novenas de São Roque. E, segundo a tradição, continuaram, ao longo de todos os anos, comemorando no dia 16 de agosto. Tornou-se, portanto, para o Serrote, a maior festa religiosa, não faltando devoção e reverência dos fieis que o veneram.
Fonte: Livro Serrote de ontem Serrolândia de hoje.


Curta a página do Site Portal Serrolândia e mantenha-se atualizado diariamente, clique e participe.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp