Portal Serrolândia Publicidade 728x90
21/08/2019 às 15h42min - Atualizada em 21/08/2019 às 15h42min

Paineira Branca em Serrolândia está com seus dias de vida contados



Uma grande árvore e que chama a atenção das pessoas por seu peculiar tronco e espinhos, mas esta árvore, uma Paineira Branca, também chamada de Barriguda, está com seus dias contados, isso porque com o avanço da urbanização a linda árvore ficou em meio ao crescimento da cidade e ocupando uma área de loteamento.

A Paineira fica localizada no Loteamento Nova Canaã, saída para Tapiranga, de propriedade de Julio Barreto.

Uma opção para salvar a árvore, seria a aquisição do poder público e transformar o local em uma mini praça ou algo similar, ou partir do dono do loteamento.

Nome Científico: Chorisia glaziovii

Família: Bombacaceae

Características Morfológicas:Com uma copa ampla e bastante ramificada, esta paineira chega a medir entre 15 e 18 metros de altura. Dá um fruto em cápsula elipsóide (parecido, no formato, a um pequeno abacate), que contém muitas sementes pretas envoltas por fibras (a chamada "lã da barriguda").

Origem:Brasil.

Ocorrência Natural:Nordeste brasileiro, nas caatingas hipoxerófilas (agreste), e em áreas de terreno acidentado. Também ocorre na caatinga arbórea do médio vale do Rio São Francisco.

Saiba mais: Conhecida também por barriguda (em função de seu tronco entumecido, com mais de um metro de diâmetro), esta paineira-branca, pode-se dizer, é típica da caatinga e do Nordeste brasileiros. 

Apesar do terreno árido, esta árvore é muito suscetível ao deterioramento. Tanto que a madeira é aplicada apenas para a caixotaria. De uso prático, a lã é empregada no enchimento de travesseiros, colchões e estofamento de móveis. 

Quando em flor, é extremante ornamental e, por isso, usada em paisagismo. Felizmente, apesar de produzir uma quantidade moderada de sementes (normalmente levadas pelo vento), o desenvolvimento é rápido. Quando floresce, no final do período chuvoso (entre maio e junho), fica totalmente desfolhada. Os frutos amadurecem entre julho e agosto.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp