Portal Serrolândia Publicidade 728x90
08/10/2019 às 10h46min - Atualizada em 08/10/2019 às 10h46min

Propriedades Medicinais do Melão-de-são-caetano



O Melão-de-são-caetano também conhecido como melão amargo, erva-de-São-Caetano, fruto de cobra ou melãozinho, é um um planta medicinal muito usada no tratamento de problemas relacionados com a diabetes e problemas de pele.  

O nome científico desta planta medicinal é Momordica charantia, e o fruto desta planta possui um sabor amargo característico, que fica mais pronunciado à medida que ela amadurece. 

COMPRE SEMENTES AQUI

Para que serve o Melão-de-são-caetano

O Melão-de-são-caetano podem incluir ação cicatrizante, anti-reumática, hipoglicemiante, antibiótica, antiviral, anti-diabética, adstringente, depurativo, insecticida, laxativo e purgativo. Assim, essa planta pode ser utilizada para:

  • Regular os níveis de açúcar no sangue, ajudando por isso no tratamento da diabetes; 
  • Ajudar no tratamento de problemas de pele, feridas, lesões na pele e eczemas;
  • Aliviar as picadas de insectos;
  • Ajudar no tratamento da prisão de ventre. 

O Melão-de-são-caetano também possui atividade antiparasitária e antimicrobiana, além de de também ser eficaz no processo de purificação do organismo, ajudando a eliminar toxinas e resíduos.

Como usar

O Melão-de-são-caetano é um fruto, e por isso pode ser consumido na forma de suco, polpa ou concentrado, de forma a usufruir dos seus benefícios. 

Além disso, também podem ser usadas as folhas desta planta na preparação de chás ou compressas para aplicar na pele. No entanto é importante consultar o médico para que seja indicada a forma e quantidade ideal para consumo.

Efeitos Colaterais e contraindicações

O Melão-de-são-caetano não é recomendado para gestantes, mulheres em período de amamentação, pessoas que estejam com diarreia crônica ou que possuem hipoglicemia, isso porque o consumo desse fruto pode causar aborto, agravar o quadro diarreia ou diminuir muito a quantidade de glicose no sangue.

Além disso, o consumo excessivo desse fruto está associado à desconforto no estômago, dor abdominal, vômitos e diarreia. Por isso, é importante que a quantidade diária de melão-de-são-caetano seja recomendada pelo médico para evitar complicações e efeitos colaterais.
 


 

Curta a página do Site Portal Serrolândia e mantenha-se atualizado diariamente, clique e participe.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp