Incêndio de grande proporções atinge vegetação na Bahia no sudoeste da Bahia — Foto: Divulgação/Secretaria do Meio Ambiente de Rio de Contas
Um incêndio de grande proporção atinge uma área de mata, desde a amanhã da terça-feira (29), na cidade de Rio de Contas, no sudoeste da Bahia. Segundo a Secretaria do Meio Ambiente do município, cerca de 540 hectares, o que equivale a 540 campos de futebol, foram destruídos pelo fogo.
De acordo com o órgão, a área atingida fica na localidade de Morro do Junco. Brigadistas e voluntários ajudam os bombeiros a controlar as chamas, que já chegaram a Serra das Almas.
A Secretaria do Meio Ambiente de Rio de Contas informou que aeronaves ajudam no combate ao incêndio.
O incêndio atingiu a área de vegetação, e até as 21h50 de quarta-feira, as chamas não foram debeladas.
Outros incêndios na região
incendio-rio-de-contas-bahia2
Incêndio foi controlado na área de vegetação da cidade de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, na terça-feira (22) — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros
No dia 22 de outubro, outro incêndio de grande proporção que atingiu as áreas de vegetação das cidades de Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas, na região da Chapada Diamantina, na Bahia, foi controlado pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA).
Em Rio de Contas, foram deslocadas duas aeronaves da Air Tractors (aeronave agrícola que também pode ser adaptada para combate a incêndio), do Programa Bahia Sem Fogo, para realizarem o resfriamento das chamas.
Neste ano, de acordo com o CPMB, 19 municípios já foram atingidos por incêndios de grande proporção.
Bombeiros advertem
incendio-rio-de-contas-bahia3
Não use o fogo em hipótese nenhuma para lidar com limpeza de terrenos ou se livrar do lixo. Ao se deparar com um foco de incêndio, ligue para o Corpo de Bombeiros no telefone 193 ou mantenha contato com as autoridades locais, pois não é fácil extinguir um fogo, muito menos um incêndio que deixa como consequência a destruição de vidas animal e vegetal, com alterações do ecossistema, empobrecimento do solo, prejuízos econômicos, sociais e ambientais, além de muita destruição.
Veja as principais dicas de prevenção: