Portal Serrolândia Publicidade 728x90
01/11/2019 às 19h14min - Atualizada em 02/11/2019 às 08h19min

Ronco em crianças exige atenção e pode ser sinal de doenças mais graves

Nem todos os pais se dão conta, mas, para algumas crianças, há ronco ou pausas na respiração durante o sono. Pensando nisso, a especialista, Dra. Milene Bissoli, fala sobre o assunto.

DINO
https://www.otorrinomilenebissoli.com.br/
ronco


A hora que os filhos vão dormir pode representar para muitos pais um intervalo de descanso. Mas esse é um momento importante para o desenvolvimento das crianças e também exige atenção, já que distúrbios durante o sono causam cansaço, irritação e inquietação, e chegam a afetar atividades diárias e até o rendimento escolar.

Observar se os pequenos roncam ou se há pausas na respiração durante o sono (apneias) é importante para o diagnóstico de alergias, infecções, aumento desproporcional de amígdalas e adenoide e alterações na arcada dentária.

O ideal é verificar se existe uma sequência durante o repouso. Ao perceber que o ritmo está fora do normal, com roncos e interrupções ao respirar, é preciso ficar atento como e quando esses sinais acontecem, e se há outros fatores associados, como sono agitado e baba. A intenção é tentar descobrir as origens do problema.

De acordo com a otorrinolaringologista infantil, Dra. Milene Bissoli, normalmente as causas do ronco estão ligadas com o entupimento das vias aéreas devido alergias ou infecções, como rinite, ou quando ocorre o inchaço dos tecidos internos do nariz, o aumento do que comumente se conhece por carne esponjosa, a adenoide e/ou as amígdalas. Ao expandirem, provocam estreitamento da garganta e dificultam a passagem do ar. Com a obstrução, a criança passa a respirar pela boca, ocasionando o ronco e até a apneia.

Outro fator que afeta a respiração dos pequenos é o uso excessivo de bicos, como chupetas e mamadeiras, que pode prejudicar a estrutura bucal e interferir na musculatura e na postura da língua. O cansaço e a obesidade são mais algumas causas possíveis do ronco, já que a gordura acumulada em volta do pescoço também atrapalha a passagem do ar.

Por isso, é bastante indicado que os pais fiquem atentos se os filhos roncam, e caso isso ocorra constantemente, é preciso procurar o especialista para evitar que o problema se agrave ou se torne crônico.

Uma dica da Dra. Milene Bissoli (https://www.otorrinomilenebissoli.com.br/) aos pais e cuidadores é para que façam pequenos vídeos do sono dos filhos, tanto nos momentos mais tranquilos do sono como nos mais agitados - isso ajuda o especialista a entender melhor o problema e indicar qual o melhor tratamento.


Curta a página do Site Portal Serrolândia e mantenha-se atualizado diariamente, clique e participe.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp