Portal Serrolândia Publicidade 728x90
17/07/2020 às 10h33min - Atualizada em 17/07/2020 às 10h33min

Corinthians já teve 69% do elenco infectado e lidera casos de coronavírus na Série A

Infectologista comenta possível vantagem para o Timão por imunização de jogadores

Por Bruno Cassucci — São Paulo


 

Corinthians é o clube da Série A do Campeonato Brasileiro que mais teve casos de coronavírus entre os jogadores. Até o momento, 23 dos 33 atletas do Timão testaram positivo, o que representa 69% do elenco.

Dentre todos os infectados, o único caso ativo é o do volante Victor Cantillo. O colombiano é também o único jogador que apresentou sintomas da Covid-19.

Diagnosticado no começo desta semana, Cantillo está fora do clássico contra o Palmeiras, na próxima quarta-feira, na volta do Paulistão.

Gabriel higieniza a mão antes de treino do Corinthians — Foto: Rodrigo Coca/Ag.Corinthians

O GloboEsporte.com levantou o número de jogadores diagnosticados com coronavírus nos 20 clubes que disputam o Brasileirão. Há equipes que não realizam testes há algumas semanas, de modo que o ranking pode estar desatualizado. Também há casos, como no Palmeiras, em que houve exames, mas os resultados não foram divulgados.

Casos de Covid-19 nos clubes da Série A

Clube Jogadores diagnosticados
Athletico-PR 11
Atlético-GO 1
Atlético-MG 1
Bahia 2
Botafogo 5
Bragantino 1
Ceará 11
Corinthians 23
Coritiba* 2
Flamengo 10
Fluminense 2
Fortaleza 2
Goiás 6
Grêmio 3
Internacional 4
Palmeiras 5
Santos 4
São Paulo 1
Sport 2
Vasco 19
Fonte: GloboEsporte.com

Com exceção de Cantillo, o Corinthians não informou o nome dos atletas que testaram positivo. O GloboEsporte.com opta por preservar a identidade dos infectados quando eles próprios ou os clubes não divulgam.

Mas como isso afeta o Timão?

O Corinthians lamenta o alto índice de contaminação, mas acredita que pode tirar vantagem disso quando os campeonatos voltarem. Como os atletas que testaram positivo desenvolveram anticorpos, o clube entende que o risco de perder jogadores no futuro por conta da Covid-19 é menor.

Porém, o infectologista Álvaro Furtado Costa alerta que não é possível garantir que quem já contraiu o novo coronavírus fique imune:

– A gente ainda está construindo conhecimento cientifico sobre a resposta imunológica da Covid-19. Sabemos que quem contrai o vírus desenvolve anticorpos, mas é importante falar que isso não se trata de um passaporte imunológico definitivo, uma certeza de que não haverá nova infecção – explica o médico.

– É improvável que essas pessoas (já infectadas) tenham novo quadro com gravidade nos próximos meses, mas a gente não sabe o tempo dessa proteção imunológica – complementa Álvaro Furtado Costa.

Desta forma, o infectologista alerta para a importância de manter os cuidados para evitar a propagação do vírus, como distanciamento social, uso de máscara e constante limpeza das mãos.

O Corinthians vem respeitando tais protocolos desde a volta aos treinos, há três semanas.

– A gente pega bastante no pé dos jogadores para que eles sigam as recomendações. É lógico que alguns não gostam de não poder usar o vestiário ou ter de tomar cuidados especiais na academia, mas faz parte da nossa nova realidade – explica Júlio Stancati, médico do Timão.

O Corinthians volta a campo na quarta-feira, em clássico contra o Palmeiras, às 21h30, em Itaquera. O Brasileirão começará a ser disputado em 8 de agosto.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp