De acordo com relatos, vizinhos perceberam uma fumaça e um cheiro de borracha queimada e quando se deram conta já havia um incêndio de grandes proporções, uma nuvem de fumaça preta era vista de vários pontos da cidade, vizinhos e populares se juntaram para apagar o incêndio, pegando água da lagoa em baldes e jogando nas labaredas, mas como a borracha era muito inflamável e altamente tóxica, demorou para as chamas serem controladas, um carro pipa foi solicitado mais por conta da demora populares subiram em telhados de casas vizinhas para jogar água de balde e controlar o fogo.
A cidade de Capim Grosso com mais de 30 mil habitantes ainda não existe uma brigada de incêndio, nem um setor público que possa agir em situações como essa. Volta e meia acontecem incêndios de comércios e casas aqui na cidade e em todas, os populares é que metem a mão na massa para salvar patrimônio ou vidas.
A situação ocorrida hoje colocou em risco muitas vidas, tanto de pessoas que vive ao redor da casa, quanto aos que se propuseram a ajudar, já que a fumaça é altamente toxica podendo causar vários problemas respiratórios e até a morte daqueles que respirarem por muito tempo.
Mais uma vez a solidariedade resolveu o problema e evitou a perda de vidas ou até mesmo que outras casas fossem destruidas, mas tá na hora de Capim Grosso começar a pensar em ter um órgão responsável pela prevenção e solução de problemas como esse.