Cerca de 28 plantações de maconha foram localizadas em seis cidades do Norte da Bahia. De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) e da Polícia Federal (PF), nas plantações tinham 78.282 pés de maconha, encontrados entre o dia 10 de maio e esta quarta-feira (19).
Segundo a SSP-BA, as plantações foram encontradas durante a operação Fusarium II, nas cidades de Curaçá, Juazeiro, Campo Formoso, Pilão Arcado, Sento Sé e Xique-Xique. A ação contou com equipes das polícias Militar, Federal e Técnica, além do Corpo de Bombeiros da Bahia.
De acordo com a SSP-BA, a operação tem como objetivo combater grupos criminosos responsáveis por plantações ilegais. Segundo a Polícia Federal (PF), a ação contou com cerca de 70 policiais e dois helicópteros.
A PF disse ainda que a operação foi realizada no oeste de Pernambuco, entretanto, não há detalhes sobre o resultado. A PF detalhou que, de acordo com cálculos dos peritos, a quantidade de pés de maconha produziria cerca de 26 toneladas da droga pronta para o consumo.
Na operação, também foram encontrados 50 kg de maconha pronta para venda.
Ninguém foi preso na operação. Ainda segundo a SSP-BA, parte da droga foi apreendida para perícia e o restante foi incinerado.
Uma das plantações encontradas pela polícia, no norte da Bahia. — Foto: divulgação/SSP-BA
Parte da maconha encontrada no norte da Bahia foi incinerada. — Foto: Divulgação/Polícia Federal