15/06/2021 às 21h27min - Atualizada em 15/06/2021 às 21h27min

Novo tremor de terra é registrado em Jacobina; moradores ouviram barulho

Fonte: G1 / Foto: Robson Guedes / Jacobina Notícias
 

Nesta terça-feira (15), mais um tremor de terra foi registrado em Jacobina. De acordo com o Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que monitora a região, o tremor teve magnitude preliminar calculada em aproximadamente em 1.7 mR.

Segundo o LabSis, o evento sismológico ocorreu por volta das 15h09. Informações colhidas pelo laboratório apontam que o barulho gerado pelo tremor foi escutado por moradores da região. O laboratório informou ainda que segue monitorando e divulgando toda atividade sísmica que ocorra na Bahia e também em outras localidades da região Nordeste do país.

O último evento registrado no município baiano ocorreu no dia 7 de junho, de magnitude preliminar calculada em 1.8 mR. No dia 18 de maio, Jacobina registrou outros dois tremores. O primeiro abalo sísmico aconteceu por volta da 16h36 e teve magnitude de 2,2. Já o segundo, ocorreu às 18h07 com magnitude de 1,7.

Além de Jacobina, outras cidades da Bahia registraram tremores de terra em 2021. Amargosa registrou um tremor na noite do dia 5 de junho.

O coordenador do LabSis, Aderson Nascimento, falou sobre a frequência dos abalos na Bahia. "Em média, não existe razão nenhuma pra gente pensar que a sismicidade de uma hora pra outra ela aumenta. Ela aumenta e diminui. Quando você pega um certo intervalo de tempo, em média, é sempre a mesma. Não tem nenhuma razão para pensar que ela aumentou. O que aumentou, de fato, isso é notável, é a nossa capacidade de monitoramento e detecção".

 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp