19/08/2021 às 18h13min - Atualizada em 19/08/2021 às 18h13min

Concurso cultural movimenta escolas de todo o país

Proposto pelo Instituto Sicoob, programa quer fomentar cidadãos mais conscientes sobre a cultura da colaboração.

Estão abertas as inscrições para o Concurso Cultural do Instituto Sicoob, com o tema “Cooperativismo, uma forma de viver”. Este ano, podem participar estudantes dos 3º e 5º anos do Ensino Fundamental I de escolas convidadas das redes pública e privada e de cooperativas escolares de todo o Brasil.

O objetivo, segundo Daiane Lara Landim, analista de Projetos do Instituto Sicoob, é difundir o conceito de cooperação para as crianças. “Queremos que eles se tornem cidadãos conscientes e responsáveis, fortalecendo a cultura da cooperação”, diz.

Os alunos mais novos poderão se expressar por meio de desenhos, enquanto os mais velhos vão escrever textos narrativos de até 25 linhas. As premiações serão realizadas em três etapas: locais (cooperativas Singulares), regionais (Centrais Sicoob) e nacional.

As crianças irão concorrer a kits escolares, tablets e notebooks, enquanto os professores podem ganhar de R$ 1 mil a R$ 3 mil. As escolas também competem para ganhar data show e caixa de som.

“Nós propusemos uma reflexão, com debates e produção de material sobre o cooperativismo, mostrando que a cooperação é uma escolha, uma maneira de levar a vida”, explica Daiane. As inscrições estão abertas até 10 de setembro e podem participar escolas convidadas por cooperativas Sicoob, que preencherem ficha no site 
www.concursocultural2021.com.br. Em novembro, serão divulgados os resultados. As informações serão publicadas em www.institutosicoob.org.br.

Consumo consciente

Em sua última edição, em 2019, o Concurso Cultural do Instituto Sicoob fomentou a reflexão sobre o consumo consciente e o capitalismo. Participaram quase 760 escolas de 15 estados, mais o Distrito Federal, o que envolveu mais de 60 mil alunos. Ao todo, desde o início do programa, em 2011, o Instituto Sicoob movimentou mais de 175 mil estudantes. “O impacto que queremos promover não envolve números, mas sim o futuro desses jovens. Esse programa visa conscientizar crianças e jovens que podem ser figuras ativas na construção de um mundo mais colaborativo”.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp