Portal Serrolândia Publicidade 728x90
03/09/2021 às 20h40min - Atualizada em 03/09/2021 às 20h40min

Comunidade do Semiárido vem se desenvolvendo com o fortalecimento da Ovinocaprinocultura

O Bahia Produtiva é um projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR)

 

As vidas de 34 famílias da Associação Curral Falso, localizada no município de Monte Santo, Território Sisal, vêm sendo transformadas com a implantação de um projeto orientado para o mercado da Ovinocaprinocultura, do projeto do Governo do Estado, Bahia Produtiva.

No projeto, que tem valor total de investimento da ordem de R$ 837,7 mil, estão incluídos a construção de abrigos rústicos e de cisternas de produção; aquisição de máquinas e equipamentos, de mudas de palma, e de reprodutores caprinos e ovinos puros de origem. A ação conta também com a prestação do serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater), realizado por meio de contrato com o Movimento de Organização Comunitária (MOC).

Foto: Reprodução

O assistente territorial Florisvaldo Junior salienta que a resposta da comunidade é positiva e com grandes expectativas com a implementação do projeto, que está chegando na fase final e possibilitará a melhoria na comercialização, que ainda é individual, feita para atravessadores, pessoas da própria comunidade ou em feiras locais: "A implantação do projeto tem sido bem aceita por eles e tem gerado resultados positivos, no sentido que estão aproveitando as estruturas, máquinas e equipamentos disponibilizados. Estamos adquirindo, ainda este mês, os reprodutores, o que deverá gerar um impacto mais significativo na qualidade da produção".

Valquiria Brito, presidente da associação, fala da importância do projeto, que além de possibilitar o acesso à infraestrutura e máquinas e equipamentos, mas também acompanhamento técnico, possibilita a otimização dos resultados: "A assistência técnica vem tirando as dúvidas dos agricultores e, também, fazendo metodologias para que possamos melhorar a criação dos animais, sobre a forma de alimentação e do manejo. Está sendo muito proveitoso".

Bahia Produtiva

O Bahia Produtiva é um projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), cofinanciado pelo Banco Mundial, e já investiu R$58,1 milhões na Ovinocaprinocultura, beneficiando diretamente 3.753 famílias.

A ação visa a melhoria das condições de vida da população rural do estado da Bahia, com o foco na dinamização desse sistema produtivo, com iniciativas que promovam o desenvolvimento socioeconômico dessas famílias, agregando valor e expandindo a escala da produção rural, para garantir o acesso ao mercado e, consequentemente, renda para essas famílias.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »