O Crédito Consignado CAIXA pelo convênio INSS pode ser contratado até o fim do ano com a margem consignável ampliada de 35%. A partir de janeiro, novas contratações, renovações e portabilidades dos aposentados ou pensionistas do INSS, deverão obedecer ao limite de comprometimento de 30% dos rendimentos.
O prazo final se aplica da mesma maneira a convênios de trabalhadores de instituições públicas, que também foram beneficiados pela MP 1.006/2020. A lei de validade temporária foi uma das medidas econômicas adotadas no período de calamidade pública em função da pandemia da Covid-19.
O crédito consignado é uma modalidade de empréstimo em que as prestações são descontadas diretamente do salário ou benefício do INSS. A margem consignável assegura que o empréstimo não comprometa a maior parte dos rendimentos do cliente para o pagamento das parcelas, sendo estabelecida em lei para evitar o superendividamento dos trabalhadores ou segurados do INSS.
Os valores das prestações são iguais durante todo o contrato e descontados diretamente do salário ou benefício, sem a necessidade de receber ou emitir boletos para efetuar pagamentos.
O Crédito Consignado INSS da CAIXA tem prazo de até 84 meses e taxas a partir de 1,55%, de acordo com o relacionamento do cliente com o banco, uma das taxas mais baixas do mercado.