08/03/2022 às 17h28min - Atualizada em 09/03/2022 às 00h00min
The Flame: nova aula de H.I.I.T. idealizada pela referência fitness Cida Conti chega ao mercado brasileiro
Através do Grupo Ultra, a metodologia única que proporciona alta queima de gordura, ganha modelo de franquia; o treino envolve corrida, remo e exercícios de força
SALA DA NOTÍCIA Verônica Garcia
Ilustração A atividade física é fundamental para manter o corpo e a mente saudáveis. No entanto, muitas pessoas não se identificam com a musculação e treinos coletivos tradicionais - portanto espaços que propõem treinamentos diferentes estão ganhando proporção no Brasil. Entre essas modalidades, o H.I.I.T. se destaca - e consiste na combinação de diferentes exercícios intervalados para criação de uma aula dinâmica, possibilitando que as pessoas entendam com quais modalidades têm maior afinidade enquanto garantem bons resultados. O cuidado neste treinamento é imprescindível e foi por isso que uma das profissionais de Educação Física mais reconhecidas dentro e fora do país, que também é veterana e introdutora das aulas intervaladas no mundo fitness nos anos 80, Cida Conti se aliou ao Grupo Ultra através do fisiologista Julio Papeschi para criar a The Flame, que integra exercícios de força, corrida e remo ergométrico. “Nosso propósito é baseado em três pilares: na ciência por trás do treinamento H.I.I.T. – ou Treino Intervalado de Alta Intensidade -, na tecnologia com gamificação e monitoramento cardíaco, e na integração social das aulas coletivas, que é uma das minhas especialidades”, explica Conti. A expertise que virou negócio Com mais de 1100 cursos e palestras ministradas em 26 países e 40 anos no mercado, Cida defende que “o planejamento técnico das aulas precisa ser meticulosamente pensado. Por isso, em conjunto com a expertise de Julio, criamos a The Flame com metodologia científica embasada nos mais recentes estudos de H.I.I.T. e em nossa vasta experiência profissional e conhecimento teórico, tendo como foco o condicionamento físico e gasto calórico - que continua acontecendo mesmo após o treino”. A sócia-fundadora também é reconhecida por ter desenvolvido o primeiro programa sistematizado de minitrampolins do Brasil – o Jump Fit e da metodologia Step Inteligente - nos quais é referência mundial. As aulas duram em torno de 60 minutos e são realizadas com turmas de 24 a 36 pessoas. Durante esse tempo, os alunos passam por três estações que englobam os elementos bases do treinamento. Além disso, as aulas podem ser praticadas por pessoas que possuem diferentes níveis de condicionamento físico, pois cada exercício é pensado com opções para que todos possam realizar corretamente, evitando frustrações, além de problemas musculares e lesões. “Acreditamos muito no poder do coletivo nesses momentos, a competição amigável e os laços que são formados durante o treinamento estimulam os alunos a darem o melhor de si, criando um ambiente de parceria - tudo isso sem deixar de valorizar a personalização desse processo. Após cada aula, um relatório individual de performance é enviado para o aluno para que, juntos, possamos monitorar o progresso e garantir a satisfação de cada um com seus respectivos objetivos e resultados”, afirma Cida. A origem do nome está relacionada à alta queima de gordura proporcionada pelo exercício e pelo objetivo de que os alunos permaneçam na zona de intensidade de treinamento laranja - que é responsável por um maior gasto calórico e redução da gordura corporal. A expansão da marca por franquias Para ganhar impulso nessa empreitada, a The Flame se associou ao Grupo Ultra que vai ajudá-los na propagação da marca, por meio do sistema de franquias. Em primeiro estágio, a rede vai buscar expansão com preferência pelas lojas de rua e o investimento inicial está previsto a partir de R$ 900 mil. Fernando Nero, CEO do Grupo Ultra destaca que com a chegada da The Flame a marca ganha musculatura com opções diversificadas de condicionamento físico – “estamos seguindo com nosso planejamento para atender às mais variadas demandas de negócios fitness. Hoje temos um portfólio completo de oferta de franquias que se adequam tanto às necessidades regionais, quanto ao gosto do franqueado”. Sobre o Grupo Ultra O Grupo Ultra é uma holding especializada em franquias de Academias e Studios Fitness, comandado pelo empresário Fernando Nero. Fundada em meados de 2020, a rede conta com uma operação promissora - já possui mais de 108 contratos assinados para unidades ao redor do Brasil e meta de atingir mais 80 até o final do ano que vem. A empresa tem planos de expansão internacional em 2022 e uma previsão de R$ 150 milhões de faturamento para o ano. Seu portfólio reúne seis marcas que vão desde Academia Completa “Big Gym” até Studios de HIIT, Bike, Beach Sports, Personal, Pilates, Yoga e Ballet Fitness.