Portal Serrolândia Publicidade 728x90
09/03/2022 às 17h21min - Atualizada em 10/03/2022 às 00h00min

Governo Federal reconhece situação de emergência em 12 cidades atingidas por temporais

Municípios estão localizados nos estados da Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, São Paulo e Rio Grande do Sul

SALA DA NOTÍCIA Brasil 61
https://brasil61.com/n/governo-federal-reconhece-situacao-de-emergencia-em-12-cidades-atingidas-por-temporais-pmdr220927

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu a situação de emergência em mais 12 cidades brasileiras atingidas por chuvas intensas, inundações ou vendavais. A portaria com o reconhecimento federal foi publicada na edição desta quarta-feira (9) do Diário Oficial da União (DOU). Clique neste link para acessar.

Três cidades estão na Bahia e registraram chuvas intensas. São elas: Barra da Estiva, Caraíbas e Lagoa Real. O mesmo desastre também afetou os municípios de São Mateus, no Espírito Santo; São Luís de Montes Belos, em Goiás; Tiros, em Minas Gerais; Diamantino, em Mato Grosso; Água Azul do Norte, no Pará; Rolim de Moura, em Rondônia; e Aparecida, em São Paulo.

Já na cidade de Pedreiras, no Maranhão, o reconhecimento federal teve como causa as inundações, enquanto em Sant´Ana do Livramento, no Rio Grande do Sul, o motivo foi um vendaval.

Também nesta quarta-feira, o MDR reconheceu a situação de emergência em 11 cidades atingidas pela estiagem ou pela seca nos estados do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Saiba mais neste link.

Como solicitar recursos

Após a concessão do status de situação de emergência pela Defesa Civil Nacional, os municípios atingidos por desastres estão aptos a solicitar recursos do MDR para atendimento à população afetada. As ações envolvem restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.

A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.

]]>

Fonte: https://brasil61.com
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp