Um verdadeiro crime ambiental e à saúde humana. Centenas de lâminas contaminadas utilizadas para análise de exames preventivos foram jogadas irregularmente em área próxima à feirinha da Estação Nova, na manhã desta sexta-feira (11).
O material possui identificação de um laboratório e contém amostras de exames ginecológicos com nome de pacientes e dos municípios de Aramari, Bravo, Pintadas, Serrolândia, Andaraí, entre outros. Além disso, nas caixas contém laudos das pacientes.
A situação foi constatada por uma moradora do bairro que procurou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). De imediato, a equipe da Vigilância Sanitária se deslocou ao local e confirmou que eram materiais de coleta para citologia e microflora [exames ginecológicos].
Foto: Jorge Magalhães/ Secom
“O descarte irregular de resíduos no meio ambiente pode acarretar em sérios problemas de saúde para a população, causando transmissão de doenças. Se tratando de lixo hospitalar, as consequências podem ser ainda mais graves”, afirma Cristiane Campos, coordenadora da Vigilância Sanitária.
A Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) foi acionada e recolheu todo o material em recipientes adequados para resíduos infecto-contagiosos. A Vigilância Sanitária vai notificar o responsável e aplicar multa. Até o momento o laboratório é apontado como autor do crime.
Foto: Jorge Magalhães/ Secom
As informações são da Secom de Feira de Santana.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia