Portal Serrolândia Publicidade 728x90
12/04/2022 às 16h54min - Atualizada em 13/04/2022 às 00h01min

Com Selic em alta, a renda fixa oferece vantagens aos investidores

Analista de ações do app Kinvo explica quais são os investimentos isentos de Imposto de Renda e como funcionam seus rendimentos

SALA DA NOTÍCIA Joyce Ishikawa
Freepik

São Paulo, abril de 2022 - Com o objetivo de amenizar a alta da inflação, que persiste desde o ano passado, o Banco Central vem, a cada reunião do Copom, elevando a taxa Selic. Desde março de 2021, foram realizadas nove reuniões, que trouxeram a taxa básica de juros da mínima histórica de 2% ao ano para 11,75% na última reunião. Além disso, os preços das commodities também estão aumentando, devido ao cenário incerto por conta da guerra entre Rússia e Ucrânia.

Diante disso, investimentos de renda fixa estão se tornando opções mais seguras e vantajosas para quem deseja ter uma carteira de sucesso a longo prazo. Segundo Beto Assad, analista de ações e consultor financeiro do Kinvo, aplicativo que consolida investimentos de bancos e corretoras em um só lugar, o LCI (Letras de Crédito Imobiliário) e o LCA (Letras de Crédito do Agronegócio) são investimentos que possuem bons rendimentos e que ainda são isentos do imposto de renda. Tornando-os ainda mais vantajosos. “Esses títulos se comportam de maneira semelhante a um CDB, e o investidor pode escolher entre ter uma rentabilidade pós-fixada, prefixada ou com uma mistura dos dois tipos, a chamada rentabilidade híbrida. E um grande ponto de destaque é justamente o fato de o rendimento ser livre de imposto de renda, sendo um dos maiores atrativos destes produtos”, explica.

O LCI e o LCA são alternativas de renda fixa emitidos por bancos, sendo que cada um deles visa captar recursos para financiar atividades em suas áreas específicas. “Os prazos, que costumavam ser muito mais longos para LCI e LCA, mas agora estão equivalentes. Isso decorre da popularização destes títulos, fazendo com que muitas instituições financeiras facilitassem o acesso aos pequenos e médios investidores”, afirma Assad.

Segundo o analista, em relação ao risco dos títulos, é possível destacar mais uma vantagem. Como as letras de créditos são emitidas por instituições financeiras, elas são cobertas pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito). Ou seja, o investidor tem um valor máximo garantido pelo fundo de R$ 250 mil contra a instituição financeira pela qual ele fez o investimento nas LCs.

Assad conclui que ambos são boas alternativas para apostar quando o assunto é renda fixa. Para quem busca apenas por rentabilidade, a dica é escolher qualquer um dos títulos que estão oferecendo taxas mais interessantes para o período desejado. Caso o investidor tenha preferência pessoal por algum dos setores específicos, é possível optar por um título dentro das características e do setor que ele almeja ajudar a impulsionar o crescimento.

 

Sobre o Kinvo

O Kinvo é um aplicativo de consolidação que possibilita o controle, a análise e o acompanhamento de todos os investimentos em um só lugar. Com operações iniciadas em 2018, a ferramenta conta com mais de 750 mil usuários, R$ 170 bilhões em ativos cadastrados, quase 10 milhões de interações de cadastros de aplicações e tem como missão transformar a relação entre as pessoas e os investimentos. Com uma interface intuitiva e análises apuradas, é ideal tanto para investidores mais experientes quanto para os iniciantes terem mais autonomia e serem capazes de tomar decisões mais assertivas para melhorar seus resultados. Em março de 2021, foi adquirido pelo BTG Pactual digital, maior banco de investimentos da América Latina. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp