19/04/2022 às 19h44min - Atualizada em 20/04/2022 às 00h01min

Emergência Climática: 5 maneiras de falar com as crianças

Os problemas ambientais e climáticos colocam em risco a nossa própria existência

SALA DA NOTÍCIA Luna Marina Oliva da Conceição
https://lunetas.com.br/
Divulgação

Episódios recentes, como as chuvas que arrasaram Petrópolis e as enchentes na Bahia, reforçam a situação de emergência que vivemos em relação ao meio ambiente. Os problemas ambientais e climáticos colocam em risco a nossa própria existência e demandam urgência em seu enfrentamento. Por isso, conversas sobre sustentabilidade e maneiras de causar menos impacto ao meio ambiente devem acontecer desde muito cedo. 

Quer saber como abordar o assunto com as crianças? O Lunetas, espaço 100% dedicado à reflexão sobre a infância, lista 5 maneiras de começar esse papo. 

Comece aos poucos
O assunto emergência climática pode ser muito complexo para crianças pequenas. Por isso, é necessário começar com temas mais leves e, aos poucos, ir inserindo novas informações. Por exemplo, você pode levar mais plantas para casa e explicar como elas são importantes para melhorar o ar que respiramos. Em sala de aula, ensinar o ciclo básico do carbono, que é um conceito-chave quando falamos sobre emergência climática, é um dos pontos a trabalhar.

Torne o assunto interessante
Por mais que a crise climática seja algo extremamente crítico e assustador, não podemos apresentar o tema desta forma para as crianças. Filmes são um bom recurso para trazer informações a elas. A animação ‘O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida’ aborda temas como destruição, conservação e restauro do meio ambiente. Outra sugestão é o clássico da Disney ‘Wall-e’, que se passa no futuro e mostra o planeta Terra destruído e soterrado em lixo. 

Ensine sobre gestão de resíduos
Lidar melhor com o lixo que produzimos é um dos nossos maiores desafios. Por isso, estimular as crianças a participarem, ajudando-as a fazer uma composteira ou ensinando como destinar resíduos para a reciclagem, por exemplo, são ótimas sugestões. Comece explicando para onde vai o lixo que descartamos e por que separar os resíduos em orgânicos, recicláveis secos e rejeitos.

Crie um cantinho da natureza
Já que queremos colocar o tema na rotina das crianças, é importante um contato próximo com a natureza. Por isso, pense em maneiras de trazer o verde para mais perto, desde ter uma hortinha caseira, um terrário e/ou cultivar plantas. Quando uma criança acompanha todo o processo da transformação de uma semente em planta, ela pode refletir sobre os ciclos da natureza e a importância de cuidar do local em que vivemos, tendo mais consciência ambiental. 

Traga consciência e responsabilidade!
Por fim, explique o que podemos fazer, como cidadãos, para ajudar a diminuir os efeitos da crise climática. É essencial mostrar para as crianças que elas não são impotentes diante deste cenário - pelo contrário, elas fazem parte da solução. Assim, fale sobre a importância de ações como, por exemplo, economizar energia e água, cultivar plantas, reciclar, e compartilhar o que sabemos e aprendemos com outras pessoas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp