Portal Serrolândia Publicidade 728x90
11/06/2022 às 19h02min - Atualizada em 11/06/2022 às 19h02min

Produtos a base de licuri produzidos de forma ambientalmente sustentável na Bahia são atração na Naturaltech 2022

Resultado de um processo de qualificação, os produtos a base de licuri, da Cooperativa Regional de Agricultores Familiares e Extrativistas da Economia Popular e Solidária (Coopersabor),  destacaram-se na maior feira de produtos naturais da América Latina, a Naturaltech 2022, que acontece até este sábado (11), na Rua H/I/7/8, do Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, das 10h às 20h.

No estande Agricultura Familiar da Bahia, na Naturaltech, foi possível conhecer produtos como o licuri in natura, azeite de licuri, balinha de licuri, cerveja artesanal de licuri e muito mais. Tudo produzido por agricultores e agricultoras familiares de municípios do Semiárido baiano, onde o sistema produtivo do licuri se consolida como importante fonte de geração de renda. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a agricultura familiar é o maior produtor de licuri do país.

A paulista Claudete, que também trabalha em um projeto voltado à sustentabilidade, com pequenos produtores de São Paulo, visitou o estande da Bahia e adquiriu o licuri, da Coopersabor. "Já conhecia esse coquinho todo especial, que eu experimentei na Chapada Diamantina. Aqui em São Paulo a gente não encontra licuri. Então, foi uma oportunidade de resgatar, direto da agricultura familiar da Bahia, um sabor de uma viagem [que fiz à Bahia]".

A Coopersabor é uma das organizações da agricultura familiar da Bahia apoiadas pelo Governo do Estado. Os recursos estão sendo destinados à implantação de uma unidade de armazenamento e beneficiamento do licuri, com novos equipamentos e kits produtivos, para fortalecer a agricultura familiar na região. 

Só por meio do Bahia Produtiva, projeto executado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), via Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), com cofinanciamento do Banco Mundial, são R$ 21,8 milhões, aplicados no sistema produtivo do licuri, em ações que incluem o serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater), apoio à gestão, infraestrutura, aquisição de equipamentos e apoio ao acesso a mercados.

O estande Agricultura Familiar da Bahia é uma realização do Governo do Estado, por meio dos projetos Bahia Produtiva e Pró-Semiárido, executados pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial e do Fida, respectivamente. Os projetos financiam associações e cooperativas formadas por agricultores familiares desde a produção no campo até a comercialização e se alinham ao conceito da Naturaltech, que preza por iniciativas sustentáveis.

 

Contatos:

@coopersabor


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp