Portal Serrolândia Publicidade 728x90
17/06/2022 às 18h54min - Atualizada em 19/06/2022 às 00h00min

Shopping Pátio Paulista recebe exposição em comemoração aos 114 anos da imigração japonesa no Brasil

Visitantes poderão conferir maquetes dos navios que trouxeram os primeiros japoneses, além de objetos e fotos históricas

SALA DA NOTÍCIA Rosangela Sousa dos Santos
Divulgação
São Paulo, junho de 2022 – De 15 de junho a 10 de julho, o Shopping Pátio Paulista recebe a exposição 114 anos da imigração Japonesa no Brasil. Serão exibidos objetos e fotos históricas, que fazem parte do acervo exclusivo do Museu Histórico da Imigração Japonesa. A exposição, realizada com o apoio da Japan House São Paulo, terá entrada gratuita. O Dia da Imigração Japonesa é comemorado no dia 18 de junho, data na qual o primeiro navio aportou ao Brasil com imigrantes japoneses, no porto de Santos, em São Paulo, em 1908.
 
Entre os itens que serão expostos, estão: maquetes dos navios que transportaram grupos de imigrantes vindos do Japão, armaduras Yoroi e Kabuto e máscaras AKKO MEN e HANNHA MEN. 


“Para o Shopping Pátio Paulista, sediar uma exposição como esta, com itens que contam a história da chegada da comunidade japonesa ao Brasil é uma honra e também uma forma de agradecimento a todo o desenvolvimento que trouxeram ao Brasil. Acreditamos que aproximar ainda mais os paulistanos desta cultura tão rica é importante para revivermos essa história de muito trabalho e superação”, afirma Gabriel Lima, gerente de Marketing do Shopping Pátio Paulista. 

A exposição acontece no Piso Jardins do Shopping Pátio Paulista, próximo ao restaurante Wok Paradise, e pode ser visitada das 12h às 22h de segunda à sábado, domingos e feriados das 12h às 20h. Para visitar a exposição basta acessar o APP do Shopping Pátio Paulista e resgatar o cupom da exposição. 

A mostra será dividida entre os seguintes espaços: chegada dos imigrantes japoneses no Brasil; a agricultura e o cerrado; a chegada ao bairro Liberdade; os comerciantes da Rua Conde de Sarzedas e Rua Galvão Bueno; cultura e esporte do Japão e festividades e cultura pop. Os mapas da primeira edição do evento Caminhos Brasil|Japão, promovido pela Japan House São Paulo para celebrar os 125 anos do Tratado de Amizade Brasil – Japão, estarão disponíveis na exposição apresentando alguns dos roteiros que celebram a história entre os países na capital paulista. Com 24 quilômetros, o percurso que pode ser reproduzido pelos visitantes, foi dividido em seis trajetos diferentes (Artes, Atualidades, Cultura, Esportes, Gastronomia e Memórias Brasil e Japão). 

Além dos itens, os visitantes terão a oportunidade de confeccionar seu próprio Tsuru. Também conhecido como Orizuru, o origami de tsuru é um dos mais tradicionais da cultura japonesa, simbolizando a saúde, boa sorte, felicidade, longevidade e fortuna. Segundo a lenda japonesa, o tsuru pode viver até mil anos. 

SERVIÇO
Exposição 114 anos da imigração japonesa no Brasil
Quando: de 15 de junho a 10 de julho
Local: Piso Jardins – Shopping Pátio Paulista
Horário de funcionamento: das 12h às 22h de segunda à sábado, domingos e feriados das 12h às 20h.
Entrada Gratuita via apresentação de cupom disponível no APP Shopping Pátio Paulista
Horários de funcionamento do Shopping Pátio Paulista
Lojas: 10h às 22h – de segunda a sábado / 14h às 20h - aos domingos e feriados
Praça de alimentação e restaurantes: 10h às 22h (segunda a sábado) / 11h às 22h (aos domingos)
Endereço: Rua Treze de Maio, 1947 - Bela Vista – São Paulo – SP

Redes sociais do Shopping Pátio Paulista
Site 
Facebook
Instagram
APP Shopping Pátio Paulista: Apple Store / Play Store
WhatsApp: (11) 96449-0168

Sobre o Shopping Pátio Paulista

No coração de São Paulo e próximo à Avenida Paulista, o Shopping Pátio Paulista é um dos principais centros de compras do estado e ponto de encontro de mais de 1,2 milhão de pessoas por mês. Com 41 mil m² de ABL (Área Bruta Locável), o centro de compras é administrado pela Ancar Ivanhoe, uma das cinco maiores empreendedoras de shopping do Brasil. Atualmente, o shopping tem mais de 270 lojas, distribuídas em sete pavimentos, sendo um ocupado pela loja Renner e outro pela academia BodyTech e a clínica médica CEMA. Oferecendo ao público diversas opções de lazer, desde grandes restaurantes, como Outback, Andiamo, Pecorino e Frutaria São Paulo, além de duas redes de cinema, sendo sete salas da rede Cinemark e duas salas Splendor, da rede PlayArte, o Pátio Paulista conta ainda com cinco pisos de estacionamento.

Ancar Ivanhoe
Pioneira no setor de shopping centers, a Ancar Ivanhoe é uma das líderes do mercado, com mais de 40 anos de atuação. Sua história teve início na década de 70, quando ingressou na indústria como uma das responsáveis pelo desenvolvimento do segundo shopping construído no Brasil: o Conjunto Nacional Brasília. Em 2006, associou-se à canadense Ivanhoe Cambridge, líder global de serviços imobiliários, e continuou sua trajetória em constante expansão. Após mais de uma década dessa parceria, a Ancar Ivanhoe tornou-se uma das cinco maiores empreendedoras e administradoras de shopping center do Brasil, presente nas cinco regiões do país. Com mais de 3 mil colaboradores espalhados em 28 empreendimentos, a empresa é a única do setor há 11 anos na lista do Instituto Great Place To Work.  Para mais informações, acesse o site.

Sobre a Japan House São Paulo (JHSP):
A Japan House é uma iniciativa internacional com a finalidade de ampliar o conhecimento sobre a cultura japonesa da atualidade e divulgar políticas governamentais. Inaugurada em 30 de abril de 2017, a Japan House São Paulo foi a primeira a abrir suas portas, seguida pelas unidades de Londres e Los Angeles. Estabelecida como um dos principais pontos de interesse da celebrada Avenida Paulista, a JHSP destaca em sua fachada proposta pelo arquiteto Kengo Kuma, a arte japonesa do encaixe usando a madeira Hinoki. Desde 2017, a instituição promoveu mais de trinta exposições e cerca de mil eventos em áreas como arquitetura, tecnologia, gastronomia, moda e arte, para os quais recebeu mais de dois milhões de visitantes. A oferta digital da instituição foi impulsionada e diversificada durante a Pandemia de Covid-19, atingindo mais de sete milhões de pessoas em 2020. No mesmo ano, expandiu geograficamente suas atividades para outros estados brasileiros e países da América Latina. A JHSP é certificada pelo LEED na categoria Platinum, o mais alto nível de sustentabilidade de edificações; e pelo Bureau Veritas com o selo SafeGuard - certificação de excelência nas medidas de segurança sanitária contra a Pandemia de Covid-19.

Sobre o Museu Histórico da Imigração Japonesa

O Museu Histórico da Imigração Japonesa foi fundado em 1978 e é mantido pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo, fundada em 17 de dezembro de 1955, que nasceu com a missão de organizar as comemorações do Cinquentenário da Imigração Japonesa no Brasil, em 1958. Atribuída desde o seu nascimento essa referência de representatividade da comunidade japonesa no Brasil, o Bunkyo é também a mantenedora do Pavilhão Japonês, que fica no Parque Ibirapuera. Mais informações: https://www.bunkyo.org.br/br/

Informações à Imprensa - Shopping Pátio Paulista (Ancar Ivanhoe)
 
GOLIN
[email protected] 

[email protected]
Giovana Baria
11 9 3017 5675

[email protected] 
Rosangela Sousa
11 9 9936 7428
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp