Portal Serrolândia Publicidade 728x90
17/06/2022 às 18h51min - Atualizada em 19/06/2022 às 00h01min

Ponte de Versos de junho comemora o 23º aniversário do evento de poesia tradicional carioca, com guaraná e bolo inglês, na Blooks Botafogo.

Data do Solstício de Inverno traz boas energias e poesia com Mônica Montone, Cristina Biscaia e Adriano Espínola, e faz parte das comemorações dos 22 anos da Ibis Libris

SALA DA NOTÍCIA PAULA MARIA CORREA RAMAGEM SOARES
Paula Ramagem
Divulgação



Ponte de Versos realiza a edição especial de seu 23º aniversário, no dia 21, na Livraria Blooks Botafogo, com Mônica Montone, Cristina Biscaia e Adriano Espínola, que fazem parte do Prato Principal e, logo após, será aberta a Sobremesa, com a leitura de poemas de todos os presentes, encerrando com a Saideira, quando cada um lê mais um poema curto preferido, ou de sua autoria. 


O evento, que ocorre no dia do Solstício de Inverno, momento de reflexão e renascimento,  também vai comemorar seu aniversário, com guaraná e bolo inglês, feito  pela mais antiga frequentadora da Ponte de Versos, Maria Luiza Wilson, desde o tempo do evento na Ponte de Tábuas, no Jardim Botânico, em 1999. 


Já estiveram na Ponte de Versos este ano, Lílian Maial, Ricardo Ruiz e Rosália Milsztajn, em fevereiro; Celi Luz e Karla Sabah, em março; Alice Monteiro e Paulo Sabino, em abril e Claudia Roquette-Pinto e Léo Ferreira, em maio. O evento é gratuito e aberto ao público.

Ibis Libris Editora realiza, mensalmente, a 'Ponte de Versos', evento literário tradicional carioca e que este ano faz parte da comemoração de seus 22 anos. Ocorrendo quinzenalmente desde 1999, na antiga Livraria Ponte de Tábuas, no Jardim Botânico, passando pelo Barteliê, em Ipanema, e pela Livraria DaConde, no Leblon, juntando poetas novos e já consagrados, a "Ponte de Versos" sempre como um marco da poética carioca.

O evento divide-se em 'Prato Principal', onde os poetas convidados leem por 10 a 15 minutos cada um. Em seguida, é aberta a 'Sobremesa' ao público, em que podem recitar um poema de cada vez e, por fim, a  'Saideira', com a leitura de mais um poema curto para encerrar. O objetivo é incentivar a produção e a divulgação da poesia brasileira.

A 'Ponte de Versos' acontece no próximo dia 21 (terça), das 18h às 21h, na Blooks Botafogo, Praia de Botafogo, 316 (Espaço Itaú de Cinema). Livre para todas as idades e com entrada franca. O uso de máscaras é indicado.

Traga seu poema para a Sobremesa e a Saideira!


Sobre Thereza Christina Rocque da Motta

Thereza Christina Rocque da Motta é poeta, editora e tradutora. Lançou “Joio & trigo”, seu primeiro livro de poemas, em 1982. Tem 25 livros publicados, entre eles, “Capitu” (2014) e o mais recente, um livro de contos, “Sheherazade: Novas histórias das 1001 noites e três já conhecidas”. É membro do Pen Clube do Brasil e da Academia Brasileira de Poesia. Fundou a Ibis Libris em 2000 e criou o selo Bisbilibisbalabás em 2002. Em 2021, criou o selo Maat para autoras femininas. Esse ano, a Ibis Libris comemora 22 anos que se completam em agosto. Coordena a 'Ponte de Versos' desde 2000.

Instagram:
 @tcrmotta / @ibislibris



Prato Principal

 
 
Mônica Montone é escritora, dramaturga e bacharel em Psicologia. Autora dos livros "Mulher de Minutos", "A louca do Castelo" e das peças "Godeia no lugar onde todas as coisas são possíveis" "Sexo, Champanhe e Tchau" (também publicada em livro). Artista plural, Mônica Montone atuou como atriz nas peças de sua autoria e em "Apocalipse Segundo Domingos Oliveira" e "Os Sábados dos Domingos, um cabaré filosófico" do diretor e dramaturgo Domingos Oliveira. Como cantora, lançou um CD com músicas próprias e em parceria com o poeta Claufe Rodrigues e fez shows por todo o país. Escreveu para diversos sites, blogs e jornais, incluindo o jornal O Globo, produziu e atuou em diversos eventos literários. Atualmente apresenta o podcast "Dois Cafés e uma água com gás".
@monicamontone_


Cristina Biscaia é poeta, escritora e roteirista. Nascida no Rio de Janeiro, começou a escrever poesia na adolescência. É autora de "Peregrina" e "Amor depois do amor", ambos publicados pela Ibis Libris Editora. Em 2014, participou como palestrante da 8a. Feira de São Luís do Maranhão (FELIS). Além disso, é mestre em Direito da Propriedade Intelectual pela Munich Intellectual Property Law Center. Desde jovem, nutria o desejo de se tornar roteirista de novelas e, em 2018, foi contratada pela Rede Globo como colaboradora de "Órfãos da terra", de Duca Rachid e Thelma Guedes, vencedora dos prêmios Rose D'Or, Seoul International Drama Awards e Emmy, na categoria de Melhor Telenovela.
@cristinabiscaia


Adriano Espínola nasceu em Fortaleza, Ceará, em 1952. Professor da Universidade Federal do Ceará, lecionou como professor visitante no Departamento de Ciência da Literatura da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no período de 2003 a 2007. Como ensaísta, publicou "As artes de enganar: um estudo das máscaras poéticas e biográficas de Gregório de Mattos" (2000), sua tese de doutorado. Em 2009, lançou o livro de contos "Malindrânia" (relatos). Seu livro-poema Táxi foi traduzido para o inglês por Charles Perrone e lançado, em Nova York e Londres, pela Garland Publishing, na coleção World Literature in Translation. Como escritor convidado, participou, entre outros eventos, do Festival Internacional de Poesia do Mundo Latino, em Bucareste (1997); do 18º Salão do Livro, em Paris (1998) e do Congresso de Escritores Brasil-Portugal, no Porto (2000). Obra poética: Fala, favela (1981); O lote clandestino (1982); Trapézio (1984); Táxi – ou poema de amor passageiro (1986).
 
 
Thereza Christina Rocque da Motta
Ibis Libris
Editora
Rua Pereira Nunes, 395 cob. 1.701
Vila Isabel
20.541-022 Rio de Janeiro - RJ
Tel.: 21-3546-1007 / 96580-0499 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp