Portal Serrolândia Publicidade 728x90
24/06/2022 às 19h05min - Atualizada em 28/06/2022 às 00h00min

Pele renovada: conheça as novidades em procedimentos e tecnologias para o cuidado da pele

Graças às inovações da ciência em saúde e beleza, hoje é possível obter ótimos resultados com a associação de procedimentos minimamente invasivos

SALA DA NOTÍCIA Letícia Pralon
 

Por Dra. Lilian Odo, dermatologista na Clínicas ODO*


Envelhecer é um processo natural, porém, manter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas, dormir bem, beber bastante água e usar filtro solar, são processos essenciais de boas práticas de cuidado com o organismo para envelhecer com tranquilidade. 

E, quando falamos especificamente de cuidado com a pele, a dermatologia conta com inúmeros tratamentos e tecnologias focados na prevenção e ou reversão do envelhecimento. Na maioria das vezes são procedimentos para o corpo e o rosto que ajudam a dar um "up" na pele, sem a necessidade de cirurgias mais invasivas. 

Vale ressaltar que algumas alterações de pele abalam o bem-estar e a autoestima, não importa a idade ou o sexo do paciente. Todos podem, em algum momento, buscar um tratamento para melhorar lesões de acne, cicatrizes, manchas de sol, melasma, olheira, poros abertos, textura rugosa, falta de viço, linhas finas, flacidez, rugas, entre outros. 

Os procedimentos e tecnologias que são novas promessas
Graças às inovações da ciência em saúde e beleza, hoje é possível obter ótimos resultados com a associação de procedimentos minimamente invasivos que apresentam nenhum ou um curto período de recuperação. Nos últimos anos, as tecnologias e técnicas evoluíram com esse viés, entregando resultados mais rápidos e aparências mais naturais.

Confira a seguir alguns desses procedimentos que estão em fase final de pesquisa e foram apresentados no último congresso americano de dermatologia ou que acabaram de sair no mercado:

  1. Prophillo®: tratamento para melhorar o viço e a estrutura da pele sem volumizar, o produto normalmente é injetado na face, pescoço, colo e dorso de mãos. É constituído por um gel com alta concentração de ácido hialurônico não reticulado ( sem agentes químicos ) de diferentes pesos moleculares e, quando aplicado, se espalha uniformemente por todas as camadas da pele, funcionando com um sinalizador do nosso organismo, emitindo comandos para que as células funcionem, como o estímulo de colágeno e elastina, mantendo a qualidade e integridade da pele. O procedimento é extremamente rápido e requer 2 sessões com 1 mês de intervalo. Manutenção a cada 6 meses.
  2. AestheFill®: Esferas feitas de PLA (ácido poliláctico), é uma substância biocompatível e biodegradável que naturalmente estimula as células da pele a produzirem colágeno, melhorando a qualidade e a flacidez e dando estruturação em pontos específicos do rosto para um efeito “lifting”. O produto funciona gradualmente, através de uma série de tratamentos, com uma média de 3 sessões de injeção, em um intervalo de 4 a 6 semanas entre cada aplicação, para produzir uma aparência refinada, jovem e mais fresca da pele.
  3. Radiofrequência microagulhada: também conhecida como microagulhamento robótico, une o melhor do microagulhamento e da radiofrequência. Nove diferentes tipos de agulhas entregam a energia em diferentes profundidades da pele e como o corpo da agulha é protegido, a radiofrequência é liberada em sua ponta, não danificando a superfície cutânea ( epiderme ). Promove a coagulação controlada dos tecidos que culmina na melhora da flacidez, rugas, cicatrizes e gordura localizada da região tratada, após o processo de cicatrização interna, além de permitir o drug delivery (abertura de canais na pele para aplicação de fármacos rejuvenescedores). 
  4. Ellacor®: esse sistema usa agulhas ocas para remover mecanicamente  microcolunas de pele total, sem evidência de cicatrizes. É indicado para melhorar a aparência de rugas do terço médio e inferior da face, além de flacidez. Não é indicado para indivíduos de pele muito morena ou com alteração da cicatrização e os pacientes retornam às suas atividades normais em média três dias após o tratamento.
  5. GlacialRx®: A tecnologia CryoAesthetic® aproveita o poder do frio para combater a inflamação e clarear a pele, reduzindo a vermelhidão e acelerando a esfoliação para revelar uma pele radiante e remover manchas da idade. A aplicação é relaxante. Sessão única ou múltiplas mensais de acordo com as alterações apresentadas pelo paciente. 
  6. Laser de 1726 nm: Aparelho em fase final de estudo, mas que ainda não foi aprovado pelos órgão de vigilância em saúde dos EUA, tem indicação tratar acne moderada a severa, pois tem como espectro de absorção o sebo, destruindo seletivamente as glândulas sebáceas, sem danificar o folículo piloso. Requer múltiplas sessões e apresenta monitoramento de temperatura da pele como aspecto de segurança.

Por mais que sejam procedimentos e tecnologias pouco agressivas, é de suma importância consultar um dermatologista para direcionar os tratamentos de acordo com as condições clínicas e as necessidades de cada paciente. 


                                      -------------------------------------------------------

*A Dra. Lilian Odo é dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e da Academia Americana de Dermatologia. Fez especialização em Laser na Universidade de Hokkaido, Japão;  e de Cicatrização na Universidade de Boston, EUA. Atualmente, é convidada para ministrar aulas em Congressos de âmbito Nacional e Internacional.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp