Portal Serrolândia Publicidade 728x90
02/07/2022 às 09h23min - Atualizada em 04/07/2022 às 00h01min

Bienal Internacional do livro de São Paulo terá campanha a favor da Biblioteca Escolar

A ideia é sensibilizar para o cumprimento da Lei 12.244/10 que dispõe sobre a obrigatoriedade de bibliotecas escolares em todas as instituições de ensino públicas e privadas do Brasil  

SALA DA NOTÍCIA Cristina Aguilera
https://www.bienaldolivrosp.com.br/pt-br/expositores/perfil-do-expositor.org- 21edafd8-396b-402b-bffb-7adc688a9dd2.html#/
Estande do Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo na Bienal Internacional do Livro traz uma série de atrações. Foto divulgação.
O Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo (CRB-8) estará no principal evento literário da América Latina, a 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontece de 2 a 10 de julho, no espaço de eventos Expo Center Norte, na Zona Norte de São Paulo. Na abertura da Bienal, o CRB-8, em parceria com o Conselho Federal (CFB), lançam a Campanha Nacional "Sou biblioteca escolar".

A ideia é sensibilizar o governo para o cumprimento da Lei 12.244/10 que dispõe sobre a obrigatoriedade de bibliotecas escolares em todas as instituições de ensino públicas e privadas do Brasil A legislação, sancionada em 24 de maio de 2010, também obriga todos os gestores a providenciarem um acervo de, no mínimo, um título para cada aluno matriculado. No entanto, o fim do prazo para o cumprimento dessa Lei terminou em maio de 2020, e a realidade ainda é bem diferente.

“Passados doze anos que a Lei da universalização das bibliotecas escolares foi aprovada, ainda há muitas escolas desprovidas de biblioteca, sem que haja sanção pelo descumprimento da Lei. Queremos na Bienal Internacional do Livro, com apoio da sociedade, sensibilizar as autoridades para que essa importante Lei seja cumprida”, salienta a presidenta do CRB-8, Ana Cláudia Martins.

O lançamento acontece às 17h, na sala blogueiros, com a presença de autoridades na área.

Luiza Erundina, Padre Júlio Lancelotti
Figuras expoentes da política de diversos partidos, das artes, do social, universidades e que apoiam a Campanha Nacional "Sou biblioteca escolar" devem passar pelo estande. Entre outros, já estão confirmadas as presenças da deputada federal e primeira prefeita eleita por São Paulo, Luiza Erundina, e do Padre Julio Lancelotti.

No dia 9 de julho, das 17h às 19h, o coordenador da Pastoral do Povo de Rua em São Paulo, o padre Júlio Lancellotti participa ainda de um bate-papo sobre sua campanha #AporofobiaNão, contra a ‘aporofobia’: a aversão aos pobres. O encontro tem a participação do presidente do Movimento SP Invisível, André Soler, do escritor Guilherme Moura Brito e mediação de Valéria Valls, e acontece na sala blogueiros.

Programação cultural 
O estande do Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo, que este ano tem como tema "Bibliotecas na formação de um mundo melhor", terá uma rica programação cultural durante toda a Bienal.

Entre elas, um bate-papo com “Mário de Andrade: coisas de sarapantar”, com o ator Pascoal da Conceição, que já interpretou o escritor na minissérie Um Só Coração; uma performance do ator Paulo de Jesus que com o uso cênico da perna de pau trará trechos da obra “Memória Póstumas de Braz Cubas”, de Machado de Assis. Além de saraus, literatura de cordel, oficinas, e a participação dos músicos Phanton DK e James Lino.

A programação contará ainda com um debate com representantes da Agência Lupa e CGI BR que irão discutir um tema muito atual, fake News; o público também poderá entender mais sobre acessibilidade com representantes da Biblioteca Louis Braille, idealizada por Dorina Nowill, além de um bate-papo com o escritor e influencer Wanderson Dutch sobre diversidade e desafios, e o lançamento do livro “LGPD: diálogos sobre a privacidade e a proteção de dados pessoais”.

Programação para crianças
Para estimular a leitura desde muito cedo, o estande do Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo terá uma série de atividades para os pequenos. Entre elas, contação de histórias, oficinas de rima, intervenções de bonecos com a Cia de Bonecos Urbanos com os atores manipuladores que já atuaram no programa Cocoricó, da TV Cultura.

A Bienal acontece de 2 a 10 de julho, no espaço de eventos Expo Center Norte, na Zona Norte de São Paulo, com 185 expositores e perspectiva de 600 mil visitantes. A programação do CRB-8 pode ser conferida em: https://www.bienaldolivrosp.com.br/pt-br/expositores/perfil-do-expositor.org-
21edafd8-396b-402b-bffb-7adc688a9dd2.html#/

Serviço
26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Estande do Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo (CRB-8) - F128
Programação: https://www.bienaldolivrosp.com.br/pt-br/expositores/perfil-do-expositor.
org-21edafd8-396b-402b-bffb-7adc688a9dd2.html#/
02 a 10 de Julho de 2022
Segunda a sexta-feira, das 9h às 22h, entrada no evento até as 21h; Sábados e domingos, das 10h às 22h; Dias 02, 03 e 09, entrada no evento até as 21h; Dia 10/07, entrada até as 19h
Local: Expo Center Norte - Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme - São Paulo/SP
CEP: 02055-000
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada).
Gratuito: professores, bibliotecários, profissionais do livro, acima de 60 , crianças de 0 a 12 anos
A documentação comprobatória será exigida na entrada do evento.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp