Portal Serrolândia Publicidade 728x90
15/03/2017 às 10h45min - Atualizada em 15/03/2017 às 10h45min

Consórcio Jacuípe apresenta ações durante Plenária Territorial



Consórcio Jacuípe apresentou nesta terça-feira (14) as ações desenvolvidas pela instituição na Plenária Territorial da Bacia do Jacuípe realizada pelo Centro Público de Economia Solidária – CESOL Bacia do Jacuípe e do Colegiado Territorial – CODETER. A Plenária teve como objetivo discutir as políticas que serão desenvolvidas no ano de 2017 pelas 03 (três) entidades em prol do fortalecimento territorial.

Planejar e discutir as ações em conjunto, esse foi um dos pontos da fala do Presidente do Consórcio Jacuípe, o prefeito de Capela, Dr. Nei. O presidente ressaltou a importância em ampliar as ações do consórcio em prol dos municípios que fazem parte do Consórcio Jacuípe.

‘’Nosso principal objetivo desde que assumimos a presidência do Consórcio foi buscar a ampliação dos serviços do Consórcio, visando atender todos os municípios consorciados. De modo que a gente possa pulverizar de maneira muito efetiva as ações do Consórcio para cada um dos municípios do território, o que antes não acontecia. Muitos municípios estavam à mercê das ações que o Consórcio estava desenvolvendo’’, disse Dr. Nei. Ele ainda prosseguiu: "Hoje, podemos dizer que não tem nenhum dos 16 município consorciados que não tenha pelo menos uma das ações do consórcio em execução na sua cidade. Estamos com 13 projetos em execução e sempre em diálogo com os governos da esfera estadual e federal buscando mais recursos que possam beneficiar diretamente e indiretamente nosso território. Estamos de portas abertas para articulação. Para o estabelecimento de parcerias para, qualquer tipo de ação em conjunta que vise o desenvolvimento dos municípios consorciados e consequentemente a melhoria de vida da população. Nossa gestão tem esse pressuposto básico, que é a interação com todos", finalizou o presidente.

Dr. Nei ainda relatou sobre duas importantes ações que o Consórcio estava articulando, a instalação de uma Delegacia Regional que atenda os municípios que são subordinados a 90º Companhia Independente da Policia Militar (CIPIM), e a implantação de Conselhos Comunitários de Segurança (CONSEG) nos municípios que ainda não têm.

A forma participativa e consultiva da nova gestão do Consórcio já é notória para os prefeitos. Em sua fala, o prefeito de Pintadas, Batista, destacou a forma como o Consórcio está sendo gerido.

"Hoje vimos o Consórcio Público com um novo olhar. Como um verdadeiro instrumento de desenvolvimento dos municípios consorciados. Um espaço também para discutirmos as ações e colocá-las em práticas", destacou o prefeito Batista.

A Plenária também foi um importante espaço para apresentação das ações que o Consórcio Jacuípe desenvolve no território. As quais segundo o Secretário Executivo, Silvaney Araújo é realizada graças a diversas parcerias e principalmente com o apoio dos 16 municípios consorciados.

"Estamos com 13 projetos em execução, e mais alguns para serem lançados. São conquistas do Consórcio Jacuípe e também dos municípios. Nosso objetivo é buscar ações que visem o desenvolvimento sustentável do território de forma paritária, mas que não deixe de olhar as particularidades e necessidades de cada município", disse o secretário.

Os coordenadores dos projetos: SIM/SUASA, do Departamento de Infraestrutura, Regulamentação Fundiária, Cantos do Jacuípe e 2ª Água apresentaram com riqueza de detalhes os seus respectivos e sanaram as dúvidas dos presentes.

O evento finalizou com Fórum Baiano da Economia Solidária, onde foram eleitos 05 (cinco) delegados para o Fórum Estadual. Foi também realizado a estruturação da apresentação da PTDSS (Planos Territoriais de Desenvolvimento Sustentável e Solidário).
#ConsórcioJacuípe #PlenáriaTerritorial

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp