Portal Serrolândia Publicidade 728x90
25/07/2022 às 19h11min - Atualizada em 26/07/2022 às 00h00min

Conhecimento e comportamento formam o novo profissional

Como parte da atualização de conteúdo, a Uninter oferece cursos de pós-graduação que podem ser combinados e cursados concomitantemente, além de contribuir para o currículo técnico

SALA DA NOTÍCIA NQM
https://www.uninter.com
shutterstock/divulgação
A combinação de conhecimento e recursos técnicos e habilidades comportamentais é o perfil ideal do profissional da atualidade, em qualquer segmento, na visão de líderes de Gestão de Pessoas e Coaching. O profissional deve associar as chamadas “hard skills”, que é toda sua formação acadêmica e cursos de extensão e que compõem o seu currículo, com as “soft skills, que são as suas características pessoais e de comportamento num ambiente de trabalho.
“Há dois anos estamos vivendo em um mundo cada vez mais volátil e complexo, e o profissional da atualidade deve estar atento às mudanças”, ressalta Oriana Gaio, professora e coordenadora da Pró-Reitoria de Pós-graduação dos cursos de Recursos Humanos e Liderança e Coaching do Centro Universitário Internacional Uninter.
Essas características acabaram por determinar o surgimento do profissional multidisciplinar, aquele que mescla conhecimento e habilidades especialistas e generalistas e que no mundo de carreiras é simbolizado pela letra T. “A parte vertical da letra representa conhecimento e domínio total de determinada área de atuação, ou seja, naquilo que o profissional é especialista. A parte horizontal estão as outras habilidades do profissional que ampliam sua área de atuação”, explica Oriana.

Mundo além da graduação
Para ser multiprofissional, o primeiro passo é a graduação, seguida das especializações. Algumas instituições oferecem cursos de pós-graduação que se complementam e que podem ser feitos concomitantemente. É o caso da Uninter que disponibiliza alguns cursos de algumas áreas que incrementam a parte do conhecimento. Os cursos das áreas de Saúde e Meio Ambiente têm sido os mais procurados, em função de a pandemia da covid-19 ainda estar em evidência e por conta das ações de ESG nas empresas. “Quem escolher Ecologia Urbana pode fazer na sequência Educação Ambiental e Saúde, por exemplo”, cita o coordenador da Pós-Graduação na Área da Comunicação, Clóvis Teixeira Filho.
Com a formação técnica e acadêmica, o novo profissional deve desenvolver suas habilidades em comunicação, inteligência emocional, resiliência e flexibilidade, pensamento analítico e resolução de problemas.  “A especialização traz conhecimentos para além da área de formação, que podem ser combinadas de diversas formas para se sobressair frente aos candidatos concorrentes. As soft skills podem ser desenvolvidas pelo processo de autoconhecimento, mentorias e feedbacks”, afirmou Oriana. Dentre especializações que ajudam na formação de profissionais multidisciplinares e possível cursar na Uninter Educação Ambiental e Sustentabilidade, Comunicação Integrada, entre outros.

Sobre a Uninter

O Grupo Uninter está entre os maiores nomes do segmento educacional do país e há mais de 25 anos vem criando iniciativas que tornam o ensino superior mais democrático. Com diferentes tipos de soluções educacionais, a principal organização do grupo é o Centro Universitário Internacional Uninter, uma das únicas instituições de educação a distância do Brasil recredenciada com a nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC) e conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado pelo MEC em 2021. Na instituição, o principal objetivo é aliar qualidade e tecnologia a valores justos e, principalmente, ser uma verdadeira oportunidade de carreira às classes C e D. Com sede em Curitiba (PR) e atuação em todo o Brasil e no exterior, o Centro Universitário Internacional Uninter já ultrapassou a marca dos 550 mil alunos formados e, hoje, conta com mais de 440 mil estudantes ativos nos mais de 400 cursos ofertados entre graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado, técnico e extensão, nas modalidades presencial e a distância (EAD). Vale ressaltar que na EAD, há também as metodologias tecnológicas do semipresencial, que mescla teoria on-line com práticas presenciais, e ao vivo, modelo de aprendizagem no qual os alunos acompanham as aulas e atividades em tempo real, de suas próprias casas. Com aproximadamente 700 polos de apoio presencial para EAD no Brasil e 14 no exterior, a instituição mantém dois campi presenciais em Curitiba (PR). Para saber mais, acesse uninter.com
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp