Portal Serrolândia Publicidade 728x90
25/07/2022 às 18h38min - Atualizada em 26/07/2022 às 00h00min

Monroe alerta para a importância das boas condições do amortecedor e do conjunto de suspensão em época de chuva

Neste período, os acidentes aumentam 61,9% quando comparados com o período de tempo seco

SALA DA NOTÍCIA wedja sabrina souza de matos
Wedja Sabrina
Reprodução/Pixabay
De acordo com dados da Companhia de Engenharia de Trânsito de São Paulo (CET), os números de acidentes sob chuva aumentam 61,9% quando comparados com o relativo ao tempo seco. A Monroe, líder mundial no desenvolvimento e fabricação de amortecedores, e a Monroe Axios, empresa referência na fabricação de componentes para suspensão e direção, destacam a importância da revisão periódica para aumentar a segurança do veículo nos períodos de chuva e ventos fortes.  

 O sistema de suspensão é composto por um conjunto de peças como amortecedores, coxins e molas, entre outros itens, que juntos são fundamentais pela interação do automóvel com o solo. É um sistema vital para proporcionar estabilidade em frenagens e curvas, além de proporcionar conforto a todos os ocupantes do veículo.  

 A Monroe recomenda a revisão periódica a cada 10.000 km para que seja avaliada a saúde do sistema de suspensão e efetuar o reparo, se necessário, ou ainda, em acordo com as recomendações do manual do veículo.  O desgaste ou falhas em algum componente pode afetar os amortecedores, como folga nas buchas ou desgastes nos coxins, entre outros que provocam a redução do contato dos pneus com o solo.  

 É a partir desta combinação entre dias chuvosos, ventos fortes e má condições de funcionamento do sistema de suspensão que aumentam as chances de acidente devido a falta de segurança e dirigibilidade. 

O veículo passa a sofrer trepidações, falta de controle, instabilidades e a perda do nível de aderência. Condições de piso molhado, escorregadio e com volume de água colocam o motorista em risco de deslocamento de trajeto, aquaplanagem, derrapagem, arrasto e outras situações que podem terminar em batidas, capotagem e graves acidentes.  

 “Sempre que pensamos em estabilidade na direção, contato com o solo, colocamos o pneu como protagonista, enquanto na verdade, o amortecedor também é responsável por oferecer dirigibilidade na condução de um veículo, assim como todo o conjunto de suspensão. Sem o amortecedor em boas condições, os pneus não conseguem se manter no solo 100%. Sendo assim, ficar atento a estalos, barulhos e tremores e fazer as revisões periódicas são fundamentais para evitar riscos à segurança”, explica Juliano Caretta, Supervisor de Treinamento Técnico da DRiV.  

 Portanto, a Monroe alerta: mantenha o veículo com a manutenção em dia, observe sempre qualquer sinal de instabilidade, fique atento aos barulhos e, antes de sair para a estrada, faça uma revisão. 

 Para obter mais informações sobre a Monroe e a Monroe Axios, acesse os sites www.monroe.com.br e www.monroeaxios.com.br, a página do Facebook www.facebook.com/MonroeAmortecedores ou o Serviço de Atendimento ao Cliente, pelo telefone 08000 166 004.  

 
Sobre a Tenneco 

A Tenneco é um dos maiores líderes, fabricantes e comerciantes mundiais de produtos automotivos para equipamentos originais e clientes de reposição, com receitas em 2020 de US$ 15,4 bilhões e, aproximadamente, 73.000 colaboradores trabalhando em mais de 270 locais em todo o mundo. Nossos quatro grupos de negócios - Motorparts, Ride Performance, Clean Air e Powertrain - impulsionam avanços em mobilidade ao fornecer soluções de tecnologia para mercados globais diversificados, incluindo veículos leves e pesados, utilitários, fora de estrada, industriais, automobilismo e o mercado de reposição. 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp