Atualmente a Aramis conta com mais de 90 lojas e presença em torno de 1000 multimarcas. No âmbito digital a loja possui mais de 400.000 visitas mensais, sendo aproximadamente 70% dessas visitas vindas do mobile. Com o objetivo de melhorar a usabilidade e navegação do e-commerce, a ESHOPPER, especialista em análise da experiência do cliente em sua jornada de compra online, realizou uma análise do front-end do site da Aramis e desenvolveu um diagnóstico com mais de 40 recomendações de melhoria para serem implementados no e-commerce.
A Aramis passou por um grande momento de reestruturação de operação no e-commerce desde 2019, melhorando questões como sortimento, estrutura do time e logística, crescendo mais de 900% entre 2019 e 2021. No entanto, observou-se uma estagnação em termos de resultados no último ano, sendo assim, tornando necessário a análise de outras verticais de uma operação de digital, como por exemplo a usabilidade e experiência na jornada de compra. Nesse sentido, a Aramis, em conjunto com a ESHOPPER, realizou um trabalho de priorização das melhorias que eram necessárias, ajudando a marca a voltar ao crescimento acelerado dos últimos anos.
“O olhar externo de especialistas em UX permitiu que a Aramis identificasse pontos de oportunidades em algumas etapas da jornada do consumidor, possibilitando quick wins para implementação, tornando o ecommerce mais competitivo no mercado”, comenta Aline Haeckel, diretora geral da ESHOPPER.
Aline Haeckel explica que de acordo com a metodologia ESHOPPER foi mapeado mais de 40 oportunidades de melhoria no site da Aramis, em todo jornada de compra, desde a Homepage até o Carrinho e Checkout. “Elencou-se os critérios de maior prioridade e iniciou as implementações das sugestões ESHOPPER, entre elas, melhorias no "flicking" no menu de categorias, mais diversidade de produtos por filtro, mais informações sobre cada peça desde a lista, avaliação de produtos, uso de thumbnails para representar fotos adicionais do produto e clarificar para o cliente qual foto ele deseja ver maior, entre outros”, afirma a diretora geral.
Exemplo: Antes
Depois
Após o acompanhamento dos resultados de antes das implementações e depois (maio) e utilizando Teste A/B, a Aramis obteve resultados incríveis em seu e-commerce:
A implementação de apenas alguns dos critérios mapeados pela ESHOPPER trouxeram muitos ganhos para a Aramis. “Oferecer uma melhor experiência de compra faz com que o usuário se sinta mais confortável e seguro para comprar, melhorando KPIs importantes para o e-commerce, assim como ajuda na fidelização do cliente já que os clientes ficarão cada vez mais satisfeitos com um fluxo de compra sem fricção”, finaliza Aline.