02/08/2022 às 15h38min - Atualizada em 04/08/2022 às 00h01min

5 dicas para você realizar seu sonho, poupando dinheiro!

SALA DA NOTÍCIA Victor

A busca por um sonho, independentemente de qual seja, exige planejamento financeiro e em muitos dos casos, alguns cortes de gastos são importantes, afinal, tudo tem um preço. Para que possamos alcançar nossos objetivos, talvez seja necessário  ter que dizer alguns “nãos” no caminho.

Há maneiras de conseguir atingir um objetivo sem  que isso signifique sofrimento. Basta que você se informe bastante, tenha bem definido o que é necessário e não se esqueça de que no fim, tudo valerá a pena.

Contudo, sabemos como pode ser um grande desafio, considerando que existem despesas imprescindíveis para poder sobreviver, além de outros custos inesperados que podem surgir a qualquer momento.

Pensando nisso, confira nossas dicas de como se preparar financeiramente para realização de um sonho e aprenda a como fazer seu planejamento financeiro sem que isso signifique tortura!


Mas afinal, o que é um sonho? 

O que podemos considerar como  sonho? Isso só você mesmo poderá dizer. Normalmente, os sonhos estão ligados a algo que temos como referência de muito importante nas nossas vidas e que, na maior parte das vezes, necessitamos fazer algumas concessões para conseguir realizar.

Para algumas pessoas um grande sonho pode ser viajar por todo o mundo. Para outras, no entanto, basta conseguir comprar a casa própria. Existem aqueles que acreditam que ter filhos é a coisa mais importante. A verdade é que, como já afirmamos, os valores e as metas são individuais e estão ligadas a um momento específico das nossas vidas e, em especial, o quanto estamos dispostos a renunciar para realização destes.

1. Se prepare financeiramente!

Para conseguir atingir esse sonho é necessário ter uma preparação financeira. Isso não significa que é necessário fazer um curso sobre gestão financeira ou contabilidade. O que você precisa, primeiramente, é começar a enxergar as suas finanças de um modo diferente. Para conseguir “virar a chave”, é importante fazer um planejamento financeiro.

O planejamento financeiro nada mais é que um plano de finanças pessoais que fará o mapeamento de todas as suas fases econômicas. A partir desse detalhamento será possível organizar e enumerar sua receita financeira, tornando-a, dessa forma, muito mais produtiva.

Uma das grandes vantagens de ter um planejamento financeiro é que ele minimiza as chances de você ter problemas com dinheiro, especialmente a longo prazo. Dessa forma, será mais fácil não ter dívidas. Outra importância, é que ele dá o suporte necessário no momento da tomada de decisão.

2. Utilize de métodos coringas 

Uma das melhores formas de conseguir fazer com que seu planejamento financeiro funcione, é utilizar o método 50-30-20. Ele é bem simples, basta você dividir a sua renda mensal em três partes (50%, 30% e 20%), considerando as despesas fixas, despesas variáveis e o dinheiro que você irá poupar.

No caso dos 50%, você destinará metade da sua renda líquida para os gastos fixos como energia, água, moradia, alimentação, entre outros; já os 30% da sua renda, você deverá usar para gastos variáveis como aluguel de streamings, almoço no shopping, uma massagem de última hora. E para finalizar, os 20% do seu salário deve ser destinado a sua reserva de emergência e para conseguir atingir suas metas de longo prazo.

O principal objetivo desse método é que você consiga equilibrar as entradas e saídas de dinheiro, conseguindo quitar possíveis dívidas ou, ainda, fazer sua reserva de emergência e o melhor, realizar o seu grande sonho.  

3. Qual a situação real da sua família?

Tenha em mente a situação financeira atual da sua família, reconhecendo as limitações financeiras e planejando de forma racional os objetivos individuais. O mais importante é observar os compromissos já assumidos a curto prazo, não necessitando postergar realizações tão almejadas ao longo do tempo. Ou seja, seja criterioso para não aumentar seus gastos desordenadamente, comprometendo, assim, todo o seu planejamento financeiro.

4. Estabeleça metas que você consiga cumprir.

O que você precisa ter em mente, para conseguir fazer seu planejamento financeiro com sucesso, é ter metas e conseguir cumpri-las. Por isso, dentro do seu planejamento, faça um orçamento máximo de quanto você pode gastar com suas despesas fixas mensais. 

Lembre-se que você tem um objetivo a ser alcançado e, em termos financeiros, essa é única forma de conseguir realizá-la. 

5. Qual o melhor tipo de pagamento? 

Existem algumas opções de empréstimos ou refinanciamentos que podem te ajudar nesse caminhar da realização de um sonho. O importante é checar qual desses que tem maior relação com seu perfil e com seu planejamento financeiro, como por exemplo o empréstimo pessoal ou empréstimo com garantia de veículo


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp