Portal Serrolândia Publicidade 728x90
04/08/2022 às 20h45min - Atualizada em 05/08/2022 às 00h01min

Mora no exterior? Evite a suspensão do pagamento da aposentadoria

Advogada explica a necessidade de realizar a prova de vida e os passos que devem ser tomados para não ter benefícios suspensos

SALA DA NOTÍCIA Via Assessoria
Freepik
O sonho de muitas pessoas que se aposentam é morar no exterior. Um momento da vida para aproveitar, mas já pensou virar uma dor de cabeça. Isso acontece com frequência, principalmente com a suspensão do pagamento da aposentadoria. O motivo é falta da realização da prova de vida.
“Sem dúvida a pessoa fica assustada quando se depara com a suspensão, principalmente porque em muitos casos essa é uma das suas rendas para viver fora do Brasil. Por isso, é fundamental a prova de vida. Para evitar transtornos é importante ficar atento aos prazos para não correr riscos”, relata a advogada Tamem Mussi, que tem escritórios em São Paulo e em Miami, nos Estados Unidos, e já realiza o procedimento com frequência para quem mora no exterior.
A prova de vida é uma comprovação feita junto ao INSS. É realizada para aposentados e pensionistas que moram no Brasil e também para quem vive fora. “O objetivo é garantir a continuidade do pagamento e evitar fraudes no recebimento dos valores. Muitas vezes quem reside fora do Brasil não faz esse processo e tem o benefício suspenso”, explica a advogada.
Ela explica que o processo começa com o preenchimento de um formulário que depois precisa ser levado até o consulado ou uma autoridade local. Neste momento é feito o reconhecimento da assinatura na presença de um notário estrangeiro ou de outra autoridade com fé pública. Todo esse processo é feito pela advogada. Por fim, o documento tem que ser enviado para o INSS no Brasil.
“São algumas etapas que podem ser realizadas rapidamente. Por isso procurar um advogado com conhecimento nesse processo é fundamental. Para evitar transtornos no futuro como até a suspensão do benefício”, alerta a advogada Tamem Mussi.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp