Portal Serrolândia Publicidade 728x90
12/05/2023 às 11h34min - Atualizada em 14/05/2023 às 00h00min

Instituto Etiene Medeiros abre novas vagas para crianças e jovens, no Recife (PE)

Quem tiver entre 7 e 17 anos pode se inscrever no Braçadas que Transformam, projeto social do IEM, que une prática esportiva - natação - e desenvolvimento educacional

SALA DA NOTÍCIA Gustavo Coelho
Ao longo da semana, crianças e jovens do Recife (PE) e Região Metropolitana participam do Braçadas que Transformam, projeto social do Instituto Etiene Medeiros (IEM). E, neste mês de maio, estão sendo abertas inscrições para quem quiser passar a fazer parte dessas atividades. As vagas são para alunos entre 7 e 17 anos, preferencialmente para a parte da manhã.

As atividades do projeto do IEM, instituto fundado pela nadadora pernambucana Etiene Medeiros, são realizadas no Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, de terça-feira a sexta-feira. 


"É sempre um momento muito especial poder abrir novas turmas para o IEM, ampliando nossa rede de apoio e impactando mais crianças e jovens", afirma Etiene, que desde abril voltou a morar na capital pernambucana, passando a acompanhar mais de perto o Instituto.

São duas fases para a inscrição, que é gratuita. A primeira pode ser feita no site do IEM (www.institutoetienemedeiros.org/inscricoes). Já a segunda será para definir o nível técnico dos alunos na natação, formando as turmas (adaptação, iniciante ou avançado).

Para confirmar a inscrição, crianças e jovens precisam de documento de identificação com foto, declaração escolar, declaração médica de condicionamento físico para natação e comprovante de participação em políticas de assistência social.

Foco no esportivo e no educacional - O IEM reúne um total de 160 alunos, em dois projetos, desenvolvidos desde o ano passado: o Natação com Rendimento e o Braçadas que Transformam. O Instituto une educação e esporte como ferramentas de transformação social. Assim, além do acompanhamento esportivo, está voltado para o desenvolvimento educacional, estreitando a relação com pais e professores.

Junto com a prática esportiva, nas aulas de natação, oferece encontros de diversidade e habilidades socioemocionais, acompanhamento psicossocial em grupo, oficinas de nutrição, vivências externas e experiências diferenciadas, prática de ioga e meditação. 

Todas as atividades são gratuitas e têm como objetivo proporcionar desenvolvimento integral aos alunos, com foco na natação e no combate às desigualdades de raça, classe e gênero.

Liga Esportiva NESCAU® no Recife - No próximo dia 27, a cidade do Recife terá a primeira etapa regional da Liga Esportiva NESCAU® em 2023. Etiene será a anfitriã, para receber crianças e adolescentes de 7 a 17 anos para um dia de sábado repleto de esporte, inclusão, ensinamentos e diversão, no maior campeonato poliesportivo estudantil do Brasil, que tem o apoio do Instituto Etiene Medeiros em Pernambuco.

A competição será no Centro Esportivo Santos Dumont, nas modalidades natação, judô, natação adaptada e judô adaptado, além de mais três atividades: o desafio chute ao alvo e as oficinas de malabares e bambolês.

As inscrições para a Etapa Recife são grátis e estão abertas. Para garantir participação, basta acessar o site oficial do evento: www.nescau.com.br/liga-recife.

Etiene Medeiros - Primeira brasileira a conquistar uma medalha de ouro em um Mundial de Natação, Etiene está entre as melhores do mundo nos 50 metros costas há seis anos. Antes do título em 2017, em Budapeste (HUN), foi quarta colocada no Mundial em Barcelona 2013 e bronze em Kazan 2015. Ela também é bicampeã do mundo em piscina curta (Doha/2014, quando bateu o recorde mundial, e Windsor/2016), além da vitória no revezamento medley misto em 2014. Em 2019, acrescentou mais uma medalha em Mundiais, a prata nos 50 m costas. Única brasileira bicampeã pan-americana de natação - ganhou ouro nos 100 m costas em Toronto, em 2015, e nos 50 m livre em Lima, em 2019 -, Etiene soma nove medalhas no Pan, sendo quatro no Canadá e cinco no Peru.

Sobre o IEM - O IEM contribui para a formação de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade com aulas de natação, desenvolvimento de habilidades, cidadania, cultura e diversidade, além de acompanhamento psicossocial do grupo e encontros com nutricionista para orientações alimentares. Todas as atividades são realizadas no parque aquático do Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem, Recife (PE), de terça a sexta-feira. Os alunos fazem parte da rede pública de ensino do Estado de Pernambuco e precisam participar de até 75% das atividades mensais do IEM para garantirem permanência no projeto.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp