Portal Serrolândia Publicidade 728x90
15/09/2023 às 16h18min - Atualizada em 17/09/2023 às 00h00min

Cabos PP 500 volts não podem ser utilizados em instalações elétricas fixas

De acordo com a COBRECOM, que fabrica fios e cabos de baixa tensão, esses condutores não são permitidos nas instalações elétricas, já que são indicados apenas para uso como cabo de ligação de aparelhos eletrodomésticos, extensões, máquinas e ferramentas elétricas portáteis, que requerem alta flexibilidade e resistência à abrasão

DINO
http://www.cobrecom.com.br


Levantamento feito pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) no 1º semestre de 2023 , revela que os acidentes de origem elétrica aumentaram. De acordo com a entidade, nos primeiros seis meses do ano aconteceram 992 ocorrências, contra 949 no mesmo período do ano passado.

Os números de mortes também subiram no 1º semestre de 2023 e totalizam 399 acidentes fatais. No mesmo período do ano passado as estatísticas apontam para 384 óbitos. Os choques elétricos são os principais causadores desses incidentes: 458 acidentes com 330 mortes em 2022, e 521 ocorrências com 350 mortes nos primeiros 6 meses de 2023.

O professor e engenheiro eletricista Hilton Moreno, que também é consultor técnico da COBRECOM, explica que diversos erros podem comprometer a segurança da instalação elétrica e, com isso, ocasionar sérios acidentes com a energia elétrica.

“Um desses erros é a utilização dos Cabos PP 500 volts em instalações elétricas fixas de canteiros de obras, hospitais, casas, prédios comerciais ou residenciais, indústrias, estande de feiras, entre outros”, afirma Moreno.

Segundo Hilton Moreno, uma instalação elétrica fixa é aquela constituída pelos quadros de luz, eletrodutos (ou canaletas, perfilados, leitos etc.) que contêm os cabos elétricos, caixas, tomadas, interruptores, luminárias e demais componentes elétricos de uma edificação.

O profissional ainda esclarece que os Cabos PP 500 volts são indicados apenas para uso como cabo de ligação de aparelhos eletrodomésticos (geladeiras, aspiradores de pó, lavadora de roupas, entre outros), extensões, máquinas e ferramentas elétricas portáteis, que requerem um cabo de alta flexibilidade e resistência à abrasão.

“A utilização dos Cabos PP 500 volts está restrita aos casos citados acima, nos quais o condutor, que está incorporado ao equipamento ou extensão, liga exclusivamente o aparelho à tomada. O Cabo PP 500 volts não foi desenvolvido para ser utilizado dentro de eletrodutos, bandejas, perfilados, entre outros condutos, alerta Hilton Moreno.

Isso porque as características e propriedades físicas, químicas e mecânicas dos cabos PP 500 volts são diferentes dos requisitos dos cabos recomendados para as instalações fixas, como são os casos dos cabos 450/750 isolados em PVC e dos cabos 0,6/1 kV isolados em HEPR ou XLPE.

Outro ponto, é que por conta de sua norma técnica, o Cabo PP 500 V não possui propriedades antichama, que é uma característica exigida nos cabos mais comuns para uso geral nas instalações elétricas fixas.

De acordo com Moreno, os Cabos PP 500 V devem ser produzidos segundo à norma ABNT NBR NM 247-5:2009 - Cabos isolados com policloreto de vinila (PVC) para tensões nominais até 450/750 V.

E a NBR 5410, que rege as Instalações Elétricas de Baixa Tensão, proíbe a utilização dos Cabos PP e de qualquer outro condutor elétrico produzido de acordo com NBR NM 247-5 em qualquer instalação elétrica fixa.

“Para quem não está acostumado a lidar com materiais elétricos diariamente é muito fácil confundir os cabos PP isolados para 500 V com os cabos multipolares isolados para 1 kV indicados para a instalação fixa, pois eles são visualmente parecidos. Porém, os cabos utilizados para ligação de equipamentos são mais frágeis por terem resistência mecânica menor que os demais, o que pode resultar em danos mais frequentes na cobertura e isolação, aumentando assim as possibilidades de fugas de correntes, choques elétricos e incêndios”, conclui Moreno.



Website: http://www.cobrecom.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp