Portal Serrolândia Publicidade 728x90

Festival de Skate reúne mais de 60 adolescentes da Fundação CASA na sede do Corinthians

Com apoio do Departamento de Esportes Radicais do clube, evento no Parque São Jorge contou com a presença do skatista Garcia Rodrigues, valorizando a modalidade como instrumento de inclusão e transformação social entre os jovens da socioeducação  

MATHEUS VINICIUS
20/08/2025 11h16 - Atualizado há 4 horas
Festival de Skate reúne mais de 60 adolescentes da Fundação CASA na sede do Corinthians
Marcelo Machado/Fundação CASA
O som das rodinhas deslizando pela pista, a vibração da plateia a cada manobra e os olhares orgulhosos dos adolescentes que cumprem medida socioeducativa transformaram o II Festival de Skate da Fundação CASA (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, em um espetáculo de superação e esperança. Realizado nesta terça-feira (19/8), no Parque São Jorge, sede social do Sport Club Corinthians Paulista, o evento mostrou que, sobre as quatro rodinhas de um skate, também é possível encontrar novos caminhos para a vida.
 
Mais de 60 adolescentes que cumprem medida socioeducativa em centros de atendimento nas cidades de São Paulo, Peruíbe, Itapetininga, São Bernardo do Campo, Guarujá, Diadema, Piracicaba, Franco da Rocha, Limeira, Jacareí, Mogi Mirim, Lins, Araçatuba, Bauru, Sertãozinho, Ribeirão Preto e Cerqueira César participaram da atividade.

 
Durante a programação, os adolescentes puderam arriscar manobras, trocar experiências e se divertir em um ambiente de integração, sem caráter competitivo. A proposta foi destacar o papel do esporte como caminho de socialização, fortalecimento de vínculos e construção de novos projetos de vida.
 
Para Gabriel (nome fictício), de 17 anos, que cumpre medida de internação no CASA Peruíbe, a experiência significou um passo importante em sua trajetória. “O esporte pode transformar a minha vida. O skate me faz acreditar que posso aprender, melhorar, sonhar e conquistar coisas novas”, contou.
 
O evento, organizado pela Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp) da Fundação CASA, contou com o apoio do Departamento de Esportes Radicais do Corinthians e a presença do skatista Garcia Rodrigues, idealizador do projeto “Skate Transforma Vidas e Muda Histórias”. Desde 2022, ele compartilha de forma voluntária sua paixão pela modalidade com adolescentes da Fundação CASA em Itapetininga, mostrando que o skate também pode ser uma ponte para novas oportunidades. Garcia é treinador e pai da atleta profissional Isabelly Ávila, atual campeã do Circuito STU National, principal competição da modalidade no Brasil.
 
A gerente de Educação Física e Esporte da Fundação CASA, Janaina de Brito Asprino, reforçou a potência do skate na socioeducação. “A prática do skate tem se mostrado um instrumento potente de transformação, pois os jovens se identificam com a modalidade e encontram nela uma forma de expressão, disciplina e superação. Ver a energia e o entusiasmo deles hoje é a prova de que o esporte contribui para abrir novas possibilidades”, destacou.
 
Já a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, ressaltou a relevância da ação. “Nosso compromisso é oferecer oportunidades que despertem nos adolescentes o desejo de escrever novas histórias. O esporte é um caminho que ensina valores como respeito, dedicação e resiliência, e o skate representa muito bem isso. Esse apoio do Corinthians evidencia o quanto a sociedade pode se engajar nessa transformação”, afirmou.
 
O Festival de Skate da Fundação CASA reforça o compromisso institucional com a promoção de iniciativas que unem esporte, inclusão social e oportunidades, contribuindo de forma significativa para o processo socioeducativo e para o desenvolvimento integral dos adolescentes.
 
Sobre a Fundação CASA
A Fundação CASA aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social. Mais informações em: https://fundacaocasa.sp.gov.br/.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MATHEUS VINICIUS DE FARIAS SALGADO
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp