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17/06/2024 às 21h54min - Atualizada em 18/06/2024 às 02h20min

Nova pesquisa da Canva e MMA Global revela que os profissionais sêniores de marketing consideram a produção criativa uma prioridade máxima, apesar das lacunas de investimento e da redução do mercado de talentos

Quase 70% acreditam que a criatividade se tornará mais importante no próximo ano Mais de 36% acreditam que estão investindo menos do que deveriam em talentos criativos 30% internalizaram trabalhos recentemente, e 31% esperam fazer isso no próximo ano

DINO


A Canva, a única plataforma de comunicação visual integrada do mundo, e a MMA Global, a principal associação comercial global de profissionais de marketing, divulgaram hoje uma pesquisa conjunta sobre o valor da produção criativa, a saturação da pilha de tecnologia e como enfrentar as guerras por talentos.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20240616702613/pt/

Creative Output is the New Gold Standard (Graphic: Business Wire)

Creative Output is the New Gold Standard (Graphic: Business Wire)

Creative Output is the New Gold Standard (Graphic: Business Wire)

A Canva e a MMA entrevistaram quase 100 CMOs e profissionais sêniores de marketing em cargos de decisão nos Estados Unidos e no Reino Unido, e descobriram que, no mundo das marcas hipercompetitivas de hoje, mais de três quartos (77%) acreditam que a produção criativa, abrangendo todos os elementos de campanhas e conteúdo, é mais crucial do que nunca, com 69% afirmando que a criatividade é uma prioridade máxima de marketing em suas organizações.

A pesquisa revelou uma variedade de forças externas impulsionando a criatividade de maneiras novas, além de vários obstáculos que impedem os profissionais de marketing de alcançar todo o seu potencial criativo. Os principais resultados incluem:

A produção criativa é o novo padrão ouro

Os líderes de marketing estão dando cada vez mais valoràcriatividade, e espera-se que essa tendência continue.

  • Mais de dois terços (68%) acreditam que a criatividade se tornará mais importante para sua organização nos próximos 12 meses.
  • 72% acreditam que a produção criativa agrega valoràvida dos clientes

No entanto, o investimento em criatividade não corresponde ao seu valor comprovado

Embora se valorize cada vez mais a criatividade, há uma lacuna significativa em termos de investimento.

  • Mais de metade (55%) investe entre 10% e 25% de seu orçamento total de marketing em criatividade, enquanto quase um quinto (18%) investe menos de 10%.
  • 41% afirmam que não estão fazendo o investimento adequado em ferramentas, sistemas e tecnologias criativas.

A complexidade do processo criativo aumentou

As ferramentas criativas de hoje estão trazendo muitas melhorias, mas também apresentam novos desafios.

  • Atualmente, os seguintes elementos são considerados mais desafiadores (46%) do que eram há cinco anos: gerenciamento de recursos e orçamentos, manutenção da consistência na produção, e gestão de sistemas e ferramentas.
  • A maioria dos benefícios positivos é proveniente das seguintes ferramentas, seja aumentando a eficiência ou melhorando a produção criativa: plataformas de colaboração (54%), ferramentas de edição de fotos e vídeos (54%), ferramentas de IA generativa (35%).

Acompanhar os avanços tecnológicos é um desafio

Em sua maioria, os líderes de marketing estão confiantes na sua produção criativa em comparação com os concorrentes, mas existem áreas onde sentem que estão sendo superados.

  • Comparando sua produção e processos criativos com os concorrentes:
    • 34% acreditam que sua produção criativa é superior, enquanto 53% acreditam que estão no mesmo nível.
    • 45% acreditam que são menos eficientes em gerenciar um processo criativo que otimize velocidade, eficiência e flexibilidade.

Atração crescente pelo modelo interno

O cenário de gestão criativa está mudando com mais trabalho sendo trazido para dentro da empresa, em vez de terceirizado para agências. A internalização é geralmente vista como um processo superior para as equipes, mas a terceirização é usada quando há necessidade de colaborar em produções criativas de alto impacto.

  • 30% transferiram mais trabalho para dentro da empresa nos últimos 12 meses, e 31% planejam fazer o mesmo no próximo ano.
  • 48% indicam que a estratégia criativa é feita principalmente internamente, enquanto 23% afirmam que ela é terceirizada em maior parte.
  • 83% afirmam que o modelo interno é melhor em termos de custo, enquanto 61% mencionam que terceirizar é melhor para a qualidade da produção criativa.

O mercado de talentos criativos de alto nível está encolhendo

Existe uma preocupação com a redução do número de talentos criativos qualificados, evidenciando o desafio de recrutar, gerenciar e reter talentos em um mercado competitivo.

  • 47% afirmam que o mercado de talentos qualificados diminuiu.
  • 80% estão satisfeitos com o talento e os recursos criativos terceirizados, enquanto 74% estão satisfeitos com o talento ou os recursos criativos internos.

"Produzir um resultado criativo excepcional e, ao mesmo tempo, otimizar a eficiência dos recursos, é um desafio enorme para todos os profissionais de marketing modernos. A forma como as marcas se apresentam está se tornando mais competitiva, há muita tecnologia para absorver e o mercado de talentos está diminuindo", afirmou Zach Kitschke, CMO da Canva. "Estamos animados em colaborar com a equipe da MMA para identificar os pontos de dificuldade e as oportunidades enfrentados pelos profissionais de marketing hoje, a fim de esclarecer as questões mais importantes que orientam suas decisões".

"Embora os últimos anos possam parecer focados exclusivamente no aperfeiçoamento dos dados, no desenvolvimento de público e na segmentação para gerar resultados, os profissionais de marketing também estão percebendo a importância de focar em uma segunda revolução criativa", disse Greg Stuart, CEO global da MMA. "Os profissionais de marketing estão diante de um momento crucial em que adotar a inteligência artificial e lidar com o desafio de gerenciar a marca através de potencialmente milhares de execuções redefinirá o papel da criatividade e da comunicação da marca, exigindo um novo e atualizado foco na gestão do processo criativo".

Acesse “O Estado do Processo Criativo em Marketing" aqui.

Sobre a Canva

Lançada em 2013, a Canva é uma plataforma gratuita on-line de comunicação visual e colaboração, com a missão de capacitar todas as pessoas do mundo a criar design. Com uma interface simples de arrastar e soltar e uma ampla gama de modelos que vão desde apresentações, documentos, sites, gráficos para mídias sociais, pôsteres e roupas até vídeos, além de uma vasta biblioteca de fontes, fotos de bancos de imagem, ilustrações, vídeos e clipes de áudio, qualquer pessoa pode transformar uma ideia em algo bonito.

A Canva oferece uma variedade de ferramentas desenvolvidas especialmente para profissionais de marketing. Nos últimos anos, a Canva introduziu diversos produtos e serviços para ajudar profissionais de marketing e criativos a alcançar novos níveis de criatividade, colaborar de forma mais eficaz e escalonar a criação de conteúdo. Isso inclui Canva Teams, a nova oferta do Canva Enterprise, Brand Kit e Marketing Work Kits.

Sobre a MMA Global

A MMA Global é uma associação comercial sem fins lucrativos dedicada a "arquitetar o futuro do marketing enquanto entrega crescimento contínuo hoje". Nosso principal público são os diretores de marketing pioneiros; nosso propósito é capacitar os profissionais de marketing a impulsionar a inovação e o valor comercial duradouro em um mundo cada vez mais dinâmico e ultraconectado. A MMA conta com mais de 800 membros corporativos em mais de três dezenas de países e é uma organização realmente global, com escritórios em 14 países nas regiões APAC, EMEA, LATAM e América do Norte. Embora a MMA seja administrada e controlada por profissionais de marketing, ela é o único órgão comercial orientado para o marketing que engloba todos os aspectos do ecossistema: empresas de mídia, tecnologias de marketing e publicidade, plataformas, consultorias e agências. Isso nos proporciona uma perspectiva abrangente para enfrentar os problemas do setor.

Metodologia

O estudo utilizou um questionário on-line. O trabalho de campo foi realizado em maio de 2024, entre grandes profissionais de marketing (72% com receitas acima de US$ 1 bilhão), abrangendo uma variedade de setores. Os entrevistados são profissionais de marketing sênior (32% executivos de alto nível, 35% EVP/SVP/VP, 32% outros cargos sêniores).

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.


Contato:

Contatos de imprensa

Chris Hew da Canva

[email protected]

Mission North para Canva

[email protected]


Fonte: BUSINESS WIRE
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