O mercado global de automação logística, que movimenta US$ 75,24 bilhões atualmente, caminha para atingir US$ 120,63 bilhões até 2029, segundo dados da Mordor Intelligence. Com um crescimento anual de 9,9%, essa transformação está impactando profundamente diversos setores, especialmente a construção civil, ao promover inovação, eficiência e sustentabilidade.
No Brasil, a Emccamp Residencial é referência nesse cenário. Com 48 anos de experiência no setor e forte atuação em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, a empresa tem se destacado pelos investimentos em automação logística, adotando tecnologias que reduzem custos, melhoram a qualidade e otimizam o tempo de execução das obras.
A automação logística na construção civil utiliza tecnologias como sistemas de gestão, softwares avançados para cálculos, robôs como drones para capturas aéreas e sensores que coletam e transmitem dados em tempo real. Esses avanços reduzem a intervenção humana, eliminam etapas manuais, minimizam erros e melhoram a produtividade nos canteiros de obra.
Na Emccamp, uma das inovações é a kitização de instalações elétricas, hidráulicas e de acabamentos. Essa técnica, que industrializa a montagem de componentes antes de enviá-los ao canteiro, elimina retrabalhos e desperdícios. “O uso de kits pré-montados está em plena sintonia com a modernização do setor, proporcionando eficiência e economia significativas em projetos de alta repetição”, destaca Romagno Soares de Moraes, gerente da qualidade da Emccamp.
A implementação de kits industrializados nos projetos da Emccamp trouxe uma revolução nos processos construtivos. No caso das instalações elétricas, por exemplo, os kits já vêm montados com dispositivos como DPS (Dispositivo de Proteção contra Surtos) e IDR (Interruptor Diferencial Residual), atendendo às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e garantindo segurança e funcionalidade. Essa abordagem padronizada resulta em uma série de vantagens práticas: as obras demandam menos profissionais para execução, reduzindo custos de mão de obra, além de minimizar erros comuns em processos realizados diretamente no canteiro.
Outro benefício é a diminuição significativa de desperdícios, já que a produção industrial dos kits permite o aproveitamento de sobras em diferentes empreendimentos, promovendo sustentabilidade e diminuindo o volume de resíduos gerados. “Além de ganhos econômicos, há uma contribuição relevante para a preservação ambiental, já que os materiais são aproveitados de maneira mais inteligente, reduzindo desperdícios e a necessidade de descartes”, explica Romagno.
Essa técnica tem sido especialmente eficaz em empreendimentos residenciais de grande porte, onde a repetição dos processos é alta. “O modelo industrializado agiliza a execução das obras, mantendo a qualidade e otimizando os prazos de entrega”, enfatiza o gerente de qualidade da Emccamp.
Os investimentos da construtora em automação logística e kitização mostram como a modernização pode beneficiar o setor da construção civil. “Além de aumentar a eficiência dos processos, essas inovações fortalecem o compromisso da empresa com a sustentabilidade e a inovação, pilares fundamentais para a competitividade no mercado atual”, pontua Romagno.
Sobre a Emccamp
A empresa nasceu em 1977, tendo como principal diretriz a qualidade dos serviços e o respeito ao cliente. Desde o início, trabalha para construir histórias de vida. São 48 anos construindo sonhos e surpreendendo o mercado. O seu potencial construtivo foi alcançado em função dos diferenciais na gestão e execução das obras.
Presente em mais de 16 cidades dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, a Emccamp Residencial é uma das maiores construtoras do segmento de residenciais econômicos. A cada projeto, amplia sua atuação, diversificando as soluções em moradia e reforçando o seu compromisso com a qualidade e inovação dos produtos.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LORRAINE GABRIELLE SILVEIRA SOUZA
[email protected]