Portal Serrolândia Publicidade 728x90

Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) recebe orquestra em iniciativa da Associação Paulista de Medicina

ART PRESSE
20/02/2025 14h28 - Atualizado há 20 horas
Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) recebe orquestra em iniciativa da Associação Paulista de Medicina
Ivan Almeida

O projeto “Música nos Hospitais”, realizado pela Associação Paulista de Medicina (APM), leva um conjunto de cordas ao Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (Iamspe), no próximo dia 26 de fevereiro, quarta-feira, às 11h. A apresentação será da Orquestra do Limiar, composta por 14 músicos e regida pelo maestro e médico Samir Rahme, e acontecerá na rampa de entrada do HSPE. O endereço é Rua Pedro de Toledo, nº 1.800. A iniciativa é aprovada pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e tem patrocínio da APSEN.

Desde que foi iniciado em 2004, o “Música nos Hospitais” foi realizado 190 vezes em 68 unidades hospitalares e reuniu cerca de 60 mil pessoas por todo o Brasil – entre médicos, enfermeiros, funcionários, pacientes e familiares. “A Orquestra já apresentou mais de 200 concertos, então é realmente um projeto de longo alcance, mas o mais importante disso tudo é que é um projeto que, através da música, leva um momento de relaxamento, de paz, que mitiga o sofrimento e a tensão do ambiente hospitalar”, afirmou Cleusa Cascaes Dias, Diretora Cultural da Associação Paulista de Medicina.

Nesta edição, o público poderá apreciar um repertório cuidadosamente selecionado, com obras de grandes mestres como Wolfgang Amadeus Mozart, Edvard Grieg, Ottorino Respighi e Aram Khachaturian. A apresentação também trará clássicos atemporais, como Outono, das Quatro Estações de Vivaldi, e Oblivion, de Astor Piazzolla, além do vibrante Tico-Tico no Fubá, de Zequinha de Abreu.

Samir Rahme, médico e Maestro da Orquestra Limiar, destaca a importância da escolha das músicas. “As peças escolhidas para os concertos nos hospitais acentuam a qualidade harmonizadora, quente, leve e extremamente sensível dos instrumentos de cordas. Durante o tempo em que a orquestra está tocando, as obras transmitem essa beleza musical e invadem a alma dos pacientes, acompanhantes, corpo clínico, funcionários e demais presentes”.

O principal objetivo do projeto é levar, por meio da música, um momento de paz e acolhimento ao ambiente hospitalar. “Todo o esforço para a realização desse projeto vale muito a pena, porque através dele conseguimos propiciar um momento especial para as pessoas, um momento de elevação e de profunda delicadeza. Só a música consegue nos levar para esses estados de alma”, destaca Cleusa.

Confira as próximas datas de apresentações na programação a seguir:

Programação da 15ª Temporada do “Música nos Hospitais” (2024-2025)

Concerto 7 

Data: 26.2.2025, quarta-feira, 11h

Hospital do Servidor Público Estadual (Iamspe)

Entrada da Internação (Rampa)

Rua Pedro de Toledo, 1800 - Vila Clementino, São Paulo/SP 

 

Concerto 8

Data: 12.3.2025, quarta-feira, 11h

Hospital Santa Marcelina de Itaquera

Ambulatório de Oncologia Pediátrica (TUCCA)

R. Santa Marcelina, 185-A - Vila Carmosina, São Paulo/SP

 

Concerto 9 – concerto no auditório aberto ao público, transmitido ao vivo para hospitais

Data: 26.3.2025, quarta-feira, 11h

Associação Paulista de Medicina

Auditório Adib Jatene

Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278 - Bela Vista, São Paulo/SP

 

Concerto 10 – concerto no auditório aberto ao público, transmitido ao vivo para hospitais 

Data: 9.4.2025, quarta-feira, 11h

Associação Paulista de Medicina

Auditório Adib Jatene

Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278 - Bela Vista, São Paulo/SP

 

Concerto 11 - presencial e acessível

Data: 23.4.2025, quarta-feira, 11h

Local a definir

 

Ensaios abertos

Onde: Associação Paulista de Medicina (APM) - Térreo

Endereço: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278 – Bela Vista

Quando: terças-feiras, das 19h às 22h, em:

  • 25 de Fevereiro de 2025
  • 10 (segunda-feira, excepcionalmente), 11, 18 e 25 de Março de 2025
  • 1, 8, 15 e 22 de Abril de 2025

(Programação sujeita a alterações)

 

Reservas para grupos escolares - Ensaios abertos para escolas – Auditório da APM

Reservas: (11) 3188-4305

WhatsApp: (11) 99672-3740 

1 e 15 de abril – 2025 

 

Formação da Orquestra do Limiar

Regência: Samir Rahme

Spalla: Marcos Scheffel 

Violinos: Kleberson Buzo, Gabriel Cristian Gorun, Fernanda Garcia, Tiago Paganini, Ricardo Sanzine, Gabriel Curalov, Ana Paula Eloi, Jair Guarnieri Almeida e Paula Souza Lima. 

Violas: Renan Sardelari e Nicoli Martins

Violoncelos: Thiago Faria e Mayara Alencar Lopes

Contrabaixo: Thiago Hessel de Paula

Coordenação da Orquestra: Vera Pasqualin

Sobre a Orquestra do Limiar 
Fundada em 2002 pelo maestro e médico Samir Rahme formado em Composição e Regência na UNESP, que fez sua estreia em um simpósio médico realizado na Sociedade Antroposófica, em São Paulo. Desde a sua criação, e sob o lema “Música para a Alma”, vem apresentando concertos de música instrumental e erudita em congressos, eventos e hospitais, permitindo a milhares de pessoas a oportunidade de entrar em contato com obras clássicas, elevando, dessa forma, seu estado de espírito com o poder curativo da música. 

Sobre a Associação Paulista de Medicina (APM)
Representante dos médicos desde 1930, a Associação Paulista de Medicina está presente em todo o estado de São Paulo por meio de 70 Regionais. Além de contribuir com a elaboração das políticas de saúde e qualificação da assistência médica, a APM luta para valorizar o médico nos sistemas público e privado de saúde. Promove diversas atividades de educação médica continuada, como eventos culturais e científicos e o Instituto de Ensino Superior da APM (IESAPM), e oferece serviços e benefícios aos associados e sociedade, incluindo o Residencial APM e o Hotel Fazenda APM. Saiba mais no site: www.apm.org.br

Sobre a APSEN
Há mais de 55 anos, a Apsen é inspirada pela saúde e tem como foco inovar e oferecer produtos que proporcionem saúde e qualidade de vida para as pessoas. Uma das indústrias farmacêuticas mais prescritas por médicos, presente em 11 áreas terapêuticas, além de suplementos alimentares. Empresa familiar, originada do sonho do Dr. Mario Spallicci e sua esposa Dona Irene Spallicci, que começou como um pequeno laboratório no bairro de Santo Amaro e hoje, sob gestão de Renato Spallicci e sua filha Renata Spallicci, configura entre as maiores indústrias farmacêuticas nacionais. A Apsen valoriza a responsabilidade social e acredita que seu propósito de cuidar de pessoas vai além do aspecto farmacêutico, abrangendo também iniciativas que contribuam para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LAURA CASAGRANDE ALEGRE
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp