O setor de shopping centers volta a ganhar força no Brasil. A expectativa da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) é de uma receita bruta de R$ 201,6 bilhões para este ano. Para isso, o setor investe em novos formatos para acompanhar as mudanças no comportamento do consumidor. Um dos principais impulsionadores deste movimento é a interiorização dos shoppings, com 46% dos empreendimentos já situados em cidades com até 500 mil habitantes, segundo a Abrasce.
Em Santa Catarina, os dados do IBGE revelam que o volume de vendas do comércio varejista no estado acumulou uma elevação de 4,4% entre janeiro e novembro de 2024, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Mesmo com a expansão populacional, a ocupação do estado e a diversificação econômica em todo o território divide os municípios em cidades que atingem, no máximo, 650 mil habitantes o que expande a atuação do varejo e de empreendimentos do gênero em inúmeras localidade que atendem a comunidade local, com destaque para áreas industriais e turísticas.
É o caso de Itajaí, com cerca de 260 mil habitantes e com maior PIB de Santa Catarina, e polo náutico e portuário. A cidade vai abrigar um dos mais modernos complexos de lazer náutico do Brasil, o Boulevard Marina Itajaí, o maior shopping voltado para as águas do país. Com um investimento inicial de R$ 100 milhões, o empreendimento da ABecker, terá uma área total de 33 mil metros quadrados, incluindo 12 mil metros quadrados de Área Bruta Locável (ABL), 120 operações comerciais e mais de 20 voltadas à gastronomia. Além disso, contará com 500 vagas de estacionamento e acesso integrado à marina, bem no centro da cidade. A inauguração está prevista para o verão de 2026/2027 e deve gerar mais de 2,5 mil empregos diretos e indiretos durante a construção, além de mil postos permanentes após a abertura.
Com o avanço das compras pela internet, o shopping na marina trará inúmeros diferenciais para incentivar a presença das pessoas no local, a começar pela localização em frente à baía, que atenderá tanto os navegadores da marina, os turistas de cruzeiros, quanto a comunidade e os visitantes para passeios em família. O empreendimento será focado em operações autorais, renomadas marcas, produtos e serviços premium que irão oferecer novidades constantes ao público. Serviços de alto padrão gastronômico, área fitness, coworking e uma arquitetura ao estilo “open mall” com paisagismo e espaços para confraternização serão mais diferenciais que criam um ambiente atrativo para lazer e compras.
"A expansão dos shopping centers além de grandes centros urbanos atendem regiões desenvolvidas ou de alto potencial de desenvolvimento, além de serem atrativos em localidades turísticas. Para o sucesso, é essencial ir além do varejo tradicional e pensar nas necessidades locais e experiências diferenciadas que tornem o shopping um ponto de encontro, de lazer e para serviços na região”, destaca Anderson Becker, CEO da ABecker.
Além de Itajaí a ABecker também vem investido em áreas como Araquari, que apesar de ter apenas 50 mil habitantes, tem atraído inúmeros investidores pelo alto crescimento econômico e localização estratégica, perto de Joinville. Entre 2010 e 2021 a economia cresceu 1400%, segundo IBGE. Nessa região a empresa investiu no modelo de shopping exclusivamente voltado a serviços, o Multi Space, atendendo as necessidades da comunidade local. Outra unidade também será inaugurada em Joinville.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MATHEUS PETTER BRASIL
[email protected]