Portal Serrolândia Publicidade 728x90

Controvérsia sobre Terceirização e Pejotização nas cortes judiciais

Pedro Costa
17/03/2025 13h57 - Atualizado há 2 semanas
Controvérsia sobre Terceirização e Pejotização nas cortes judiciais
Divulgação/Marcos Martins

São Paulo, marçode 2025 — O tema da pejotização e terceirização tem gerado intensos debates no cenário jurídico brasileiro, especialmente desde a promulgação da Lei 13.249/2017, que torna legal o trabalho temporário e a prestação de serviços terceirizados nas empresas. O Supremo Tribunal Federal (STF) tem intensificado a discussão sobre a terceirização legítima e a pejotização, frequentemente revertendo decisões da Justiça do Trabalho.

 “É possível observar uma crescente confusão entre a prática legal de terceirização e a prática ilegal da pejotização. O que ocorre é que a contratação de serviços terceirizados é permitida por lei, mas pode ser confundida com o que se convencionou chamar de “pejotização”, ou seja, a contratação fraudulenta de prestadores de serviços por meio de uma Pessoa Jurídica (PJ)”, afirma Mariana Piva, sócia da área Trabalhista no Marcos Martins Advogados.

Recentemente, a discussão sobre a fronteira entre terceirização legítima e pejotização tem sido acentuada pelos tribunais superiores, frequentemente entrando em conflitos sobre o reconhecimento de vínculo de emprego. Uma pesquisa da FGV revela que, de janeiro a agosto de 2023, 43% das decisões proferidas pelo STF no julgamento de reclamações constitucionais permitiram a terceirização de atividade-fim e 21% permitiram a pejotização.

A contratação de profissionais PJ é ilegal se o vínculo empregatício for comprovado. De acordo com os artigos 2º e 3º da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), essa relação de trabalho pode ser caracterizada a partir de critérios como subordinação, onerosidade, pessoalidade e continuidade na prestação de serviços. Quando esses elementos estão presentes, o Tribunal pode reconhecer conexão profissional, mesmo que formalizada pela pessoa jurídica.

“Existe uma interpretação predominante de que as empresas podem terceirizar atividades principais, chamadas de “atividades-fim”. Porém, as linhas que separam a terceirização legítima da fraude por meio da pejotização são, muitas vezes, tênues”, afirma a advogada. No ano passado, o ministro Flávio Dino alertou sobre as incongruências do tema, afirmando que pode ser considerado uma ameaça aos direitos trabalhistas e à arrecadação tributária. A principal preocupação é a suposta violação dos direitos trabalhistas fundamentais e da dignidade do trabalhador.

“A questão central reside na distinção entre a contratação legal de serviços terceirizados e a “pejotização”, usada com o intuito de evitar encargos trabalhistas e impostos”, aponta Mariana.

A discussão sobre pejotização se torna ainda mais relevante com o crescimento de novas formas de trabalho, como as plataformas digitais de serviços. A rápida transformação nas relações laborais exige uma reflexão constante sobre a legislação atual, que pode precisar ser revista para se adequar às novas dinâmicas do mercado de trabalho.

Sobre o Marcos Martins Advogados

O Marcos Martins Advogados é um escritório especializado nas práticas de direito empresarial e societário, tributário, trabalhista, contencioso, arbitragem e insolvência. Fundado em 1983, tem como objetivo guiar os clientes assegurando o presente e impulsionando o futuro dos seus negócios, com uma equipe de profissionais conceituados, visão estratégica, parceria com os clientes, sólida governança e uma gestão que é referência no setor.  Em 2024, o Marcos Martins Advogados foi reconhecido pela segunda vez no ranking do IFLR1000 na área de M & A e no ranking do Leaders League, na categoria de escritórios de advocacia mais promissores e relevantes nas transações de M&A (M&A: Rising Firms) e  assessoria jurídica. Comprometido com a cultura de inovação dentro do setor jurídico, a empresa também foi premiada com o Análise DNA+ Fenalaw de Práticas Inovadoras 2024 na categoria Marketing,  pelo case de reposicionamento de marca na celebração de seus 40 anos. É eleito um dos Escritórios Mais Admirados do Interior de São Paulo pelo Ranking Análise Advocacia Regional 2022 e 2023.  https://www.marcosmartins.adv.br/pt/ Mais informações:

Brain Story

[email protected]
Gabriela Silva | [email protected] | (11) +55 11 93011-7766


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
PEDRO COSTA DUARTE
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp