Portal Serrolândia Publicidade 728x90

“Um sonho lúcido”, nova obra da poeta paulistana Laura Redfern Navarro, explora as fronteiras entre o sonho, a linguagem e a dissociação

Plaquete poética é uma imersão sensorial em paisagens oníricas e processos psicológicos limiares, inspirada pela pesquisa de mestrado em Literatura e Crítica Literária

VERIANA RIBEIRO
16/09/2025 09h30 - Atualizado há 3 horas
“Um sonho lúcido”, nova obra da poeta paulistana Laura Redfern Navarro, explora as fronteiras entre o sonho,
Acervo Pessoal/Divulgação

A escritora, poeta e pesquisadora Laura Redfern Navarro lança sua nova obra, “um sonho lúcido”, pela editora orlando. A plaquete é uma travessia sensorial que entrelaça paisagens oníricas – como campos labirínticos, salas desconhecidas e um cubículo no meio do oceano – com fragmentos de memória, amor e dissociação. O livro encena uma busca por lucidez dentro do delírio, construindo um texto-caleidoscópio onde o inconsciente pulsa em imagens vívidas, sons sussurrados e espaços sem saída, íntimos e universais ao mesmo tempo.

A obra é dividida em três blocos principais que narram a jornada de uma consciência que, aos poucos, se reconecta com o corpo. Laura explica que a motivação para o livro veio de uma necessidade pessoal e intelectual, devido ao afastamento da autora da pesquisa acadêmica - voltada às intersecções entre a poética de Alejandra Pizarnik e a estética digital contemporânea dos espaços liminares - por conta de um problema de saúde. “Ter me afastado da pesquisa de Mestrado me fez pensar em outros gestos para não me esquecer do projeto principal. Além disso, queria registrar e compreender os processos psíquicos e intelectuais que eu estava vivenciando”

Os poemas que compõem “um sonho lúcido” não foram escritos de uma vez. Na verdade, a plaquete reúne produções que vão de 2021 ao início de 2025, e abordam experiências ligadas a “processos psicológicos de despersonalização, delírio, sedação, sonho e paixão”.

As influências literárias de “um sonho lúcido” são vastas, com destaque para a poeta argentina Alejandra Pizarnik, figura central na pesquisa acadêmica de Laura, além de Orides Fontela e uma constelação de vozes femininas contemporâneas. Referências não literárias também moldam a estética única da obra, incluindo as estéticas digitais Liminal Spaces e Frutiger Aero, a atmosfera onírica de David Lynch, a pintura de Gustav Klimt e até o processo fisiológico do sono. Símbolos como a cor lilás e amarelo, o oceano e dias nublados com sol perpassam os poemas, criando uma atmosfera de estranheza familiar.

A obra também dialoga com pautas importantes como o feminismo, através do direito ao corpo e do rompimento da despersonalização, e a luta antimanicomial, ao abordar sem romantização as vivências de dissociação e dissolução do eu. A autora, diagnosticada com Transtorno de Personalidade Borderline (TPB), aborda a relação entre criação literária e experiências de dissidência psíquica, traçando um paralelo com a própria Pizarnik, cuja produção também é associada a características do transtorno.

 

Pré-venda e oficina com a autora

A plaquete está em pré-venda até o dia 21 de setembro. Todas as pessoas que garantirem o exemplar até essa data ganham frete grátis no site da editora. Além de uma vaga na oficina "Topografia do sonho: laboratório de palavras e espaços liminares", com a autora. Durante o encontro, Laura irá apresentar a sua pesquisa e a utilização na plaquete. Ao final, os participantes construirão um poema a partir de uma imagem que entrelace os conceitos apresentados.

 

Sobre a Laura Redfern Navarro

Laura Redfern Navarro (2000) é uma poeta, jornalista de formação, pesquisadora e fotógrafa experimental nascida em São Paulo. Graduada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, é mestranda em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP, onde estuda as intersecções entre a linguagem poética e o fenômeno dos espaços liminares. Vencedora do ProAC/2022 na categoria poesia com o livro “O Corpo de Laura”, publicado pela Mocho Edições, possui seis livros publicados. Criadora da página @matryoshkabooks, dedicada à divulgação da poesia contemporânea, também mantém a newsletter Matryoshkaletter no Substack

 

Sobre a orlando

A editora orlando, fundada pelos jornalistas Karol Lopes, Marcela Güther e Vincent Sesering (também sócios da agência de comunicação literária com.tato), nasceu para dar voz a escritores independentes com qualidade e profissionalismo. Com o lema “Histórias que desafiam o tempo”, oferece serviços completos de edição, revisão, design e divulgação, além de catálogos organizados em selos específicos: ziguezague (infantil), dobradura (poesia), espiral (ficção) e brecha (não ficção). Mais que publicar livros, aposta em estratégias de visibilidade para conectar autores e leitores. Saiba mais em editoraorlando.com.br e no Instagram @editoraorlando

 

FICHA TÉCNICA

Livro: “Um sonho lúcido”

Autora: Laura Redfern Navarro

Número de páginas: 25

ISBN: 978-65-987951-2-2 

Gênero: Poesia

Editora: orlando

Ano: 2025

Adquira no site da editora (pré-venda):  https://editoraorlando.com.br/produto/pre-venda-um-sonho-lucido/


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VERIANA RIBEIRO ALVES
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp