Guias, manuais e um workshop virtual intensivo estão sendo realizados para fortalecer as capacidades e a profissionalização do setor de festivais, salas de concerto e palcos em termos de inclusão e acessibilidade. A iniciativa é da plataforma de cooperação governamental Ibermúsicas em parceria com a organização espanhola Fundação Music For All.
São dois guias e dois manuais de referência, para download gratuito, que reúnem dicas, ações e casos de sucesso em apresentações musicais:
Guia de acessibilidade e inclusão em música ao vivo adaptação a salas de concerto, teatros e auditórios: apresenta orientações, propostas e exemplos de boas práticas voltados para garantir uma oferta de música ao vivo acessível, diversa e inclusiva.
Manual prático para o desenvolvimento da guia de acessibilidade: documento que apoia a elaboração de uma Guia de Acessibilidade e Inclusão adaptada às características específicas de cada evento musical. Seu objetivo é fornecer informações claras e acessíveis para os participantes, incluindo as medidas de acessibilidade implementadas antes, durante e após o evento.
Manual prático – Plano de acessibilidade (a ser disponibilizado): fornece ferramenta prática para organizadores de festivais e concertos, orientada a facilitar a redação, desenvolvimento e implementação de um Plano de Acessibilidade adaptado às características e necessidades específicas de cada evento.
Além disso, no dia 15 de maio, a partir das 12h, ocorrerá a Capacitação Gratuita em Acessibilidade em Concertos. Realizado online, com certificação, o curso vai trazer diretrizes mais importantes para garantir que todas as pessoas possam desfrutar do evento; o que é e para que serve um "Plano de Acessibilidade e Inclusão"; e análise da cadeia de acessibilidade pela qual passa uma pessoa participante de um evento e quais medidas podem ser implementadas.
Ibermúsicas
O programa de cooperação internacional multilateral dedicado exclusivamente às artes musicais promove a presença e o conhecimento da diversidade musical iberoamericana, estimulando a formação de novos públicos na região e expandindo o mercado de trabalho para os profissionais do setor.
Atualmente, os países membros são: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Espanha, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MÁRCIO LEAL GONÇALVES
[email protected]