Portal Serrolândia Publicidade 728x90

Regata Santos-Rio e Circuito Rio 2025 têm datas confirmadas

Chancelados pela ABVO, Santos-Rio larga em 24 de outubro no litoral paulista, e Circuito Rio terá regatas de 6 a 9 de novembro, no Rio de Janeiro.

FLáVIO PEREZ
27/05/2025 01h27 - Atualizado há 2 dias
Regata Santos-Rio e Circuito Rio 2025 têm datas confirmadas
Flávio Perez | On Board

A vela de oceano brasileira já tem data para celebrar dois dos maiores momentos do seu calendário: a 75ª Regata Santos-Rio e o Circuito Rio 2025. A tradicional travessia entre o litoral paulista e a capital fluminense larga dia 24 de outubro do Iate Clube de Santos.

Na sequência, entre os dias 6 e 9 de novembro, o Iate Clube do Rio de Janeiro recebe o Circuito Rio, encerrando oficialmente a temporada da vela de oceano no Brasil. Os dois eventos contam com chancela da ABVO, Associação Brasileira de Veleiros de Oceano.

Com mais de sete décadas de história, a Regata Santos-Rio é considerada a mais longa e tradicional regata de oceano do País. São 200 milhas náuticas (aproximadamente 360 km) de percurso, desafiando velejadores com trechos de mar aberto, variações climáticas e estratégias de navegação complexas. Organizado em conjunto pelo Iate Clube de Santos e o Iate Clube do Rio de Janeiro, o evento reúne as classes ORC, Bra-RGS e RGS Cruiser.

Já o Circuito Rio, organizado pelo Iate Clube do Rio de Janeiro, com o apoio da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano - ABVO e da Confederação Brasileira de Vela - CBVela, contará com uma sequência de regatas de percurso, como as tradicionais Almirante Monerat e a Victor Demaison, e provas de barla-sota.

O evento premiará o vencedor geral na Regra ORC com o Troféu Cidade do Rio de Janeiro e concederá a Taça Saga ao barco da Regra ORC com melhor desempenho nas regatas de percurso.

''A Regata Santos-Rio e o Circuito Rio simbolizam a tradição da vela de oceano no Brasil, reunindo gerações de velejadores e promovendo a excelência técnica do nosso esporte" destaca Bayard Neto, Comodoro da ABVO. "É uma sequência de eventos que encerra a temporada com disputas emocionantes, reunindo velejadores de vários estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Rio Grande do Sul."

A Regata Santos-Rio de 2024 teve a família Grael como grande destaque na classe ORC. O barco Magia IV, liderado por Torben Grael, conquistou o título no tempo corrigido da 74ª edição do evento, chancelado pela ABVO - Associação Brasileira de Veleiros de Oceano e organizado pelo ICS - Iate Clube de Santos e ICRJ - Iate Clube do Rio de Janeiro.

A bordo estavam Torben Grael, Martine Grael e Marco Grael, membros de uma das famílias mais vitoriosas da vela brasileira e mundial. O Magia IV, modelo ICL 30, completou o percurso até a Cidade Maravilhosa em 40h11m24.

Ao todo, 26 veleiros das classes ORC, RGS e Clássicos participaram desta que é uma das regatas de oceano mais tradicionais da América do Sul.

Fita Azul foi conquistado pelo Phoenix, que completou a prova em 30h38m18, com destaque também para Dona Bola e Maximus na Classe ORC.

Na Classe BRA-RGS, o Beleza Pura 2 foi o vencedor, seguido por My Boy e Tangará, com o Barco Brasil sendo o primeiro RGS a chegar no Rio de Janeiro (RJ). "Para nós foi sensacional, um trabalho de oito temporadas que evoluiu a cada ano. Fomos compreendendo o percurso e as peculiaridades da entrada na Guanabara", disse Felipe Ferraz, do Beleza Pura.

Entre os Clássicos, o Morgazek, comandado por Michele D'Ippolito e Eduardo Camara Lopes, foi o vencedor, seguido pelo Áries III. Na RGS Cruiser, o Lilá ficou em primeiro lugar, com o Maria Preta na segunda posição.

Saiba quais são os campeões da Santos-Rio.

https://abvo.org.br/vencedores-da-regata-santos-rio/

Sobre a ABVO

Fundada em 1955, a Associação Brasileira de Veleiros de Oceano é a única entidade de promoção da Vela de Oceano no Brasil. Braço oficial da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), a ABVO é responsável por organizar competições anuais e contribuir para o legado de um dos esportes mais vitoriosos do país, tanto nas classes olímpicas quanto nas não olímpicas.

A ABVO tem o santista Bayard Umbuzeiro Neto como Comodoro, o bicampeão olímpico Torben Grael como 1º Vice-Comodoro, e Paulo Cezar Gonçalves, o Pileca, como 2º vice-Comodoro.

Dentre os objetivos da atual gestão, estão promover a otimização e a racionalização do calendário nacional, estreitar o relacionamento com os clubes para viabilizar eventos e agregar um maior número de barcos participantes das diversas flotilhas regionais, oferecer suporte técnico em todos os níveis para as competições, otimizar a apuração instantânea dos resultados e articular com o Governo Federal incentivos tributários e melhores condições para a importação de embarcações, entre outros.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
FLAVIO PEREZ GUIMARAES
[email protected]


FONTE: https://wevewonit.newsroom.com.br/4523567ac5/regata-santos-rio-e-circuito-rio-2025-tem-datas-confirmadas-tradicao-e-emocao-nas-aguas-brasileiras.html
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp