Portal Serrolândia Publicidade 728x90

Efeitos da pandemia no mundo corporativo ainda são sentidos através dos casos de depressão”, diz especialista

Saúde mental dos brasileiros pós-pandemia é uma das piores do mundo

DAVID FLORIM
29/05/2025 03h38 - Atualizado há 1 dia
Efeitos da pandemia no mundo corporativo ainda são sentidos através dos casos de depressão”, diz especialista
Divulgação
O ambiente corporativo moderno, com suas demandas crescentes por desempenho e resultados, tem se tornado um terreno fértil para o adoecimento mental dos trabalhadores. Dados recentes apontam para um aumento expressivo nos afastamentos por transtornos psicológicos, em especial a depressão, condição que já figura entre as principais causas de licença médica no Brasil e no mundo.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão é hoje a principal causa de incapacidade laboral no planeta. Esse cenário impõe não apenas um desafio humano, mas também econômico: estima-se que empresas brasileiras percam bilhões de reais anualmente com a queda na produtividade, absenteísmo e rotatividade de funcionários.


Especialista em saúde mental e comportamento organizacional, a psicoterapeuta Teresa Lapaz explica que muitos ambientes de trabalho ainda negligenciam sinais claros de adoecimento emocional.

- "O burnout e a depressão são muitas vezes vistos como fraqueza ou falta de resiliência. Ainda há um estigma muito grande que impede que funcionários busquem ajuda, e empresas que não tratam a saúde mental como prioridade estratégica perdem em inovação, engajamento e resultados", afirma Lapaz.

Lapaz ressalta que políticas de bem-estar não podem ser apenas campanhas pontuais:
 
- "Investir em programas de apoio psicológico, treinamento de lideranças para identificar sinais de sofrimento e flexibilização de rotinas são medidas que já se provaram eficazes."

Apesar de algumas organizações estarem avançando em políticas de saúde mental, a realidade ainda é marcada por lacunas. Muitas iniciativas surgem apenas após crises ou por pressão de resultados negativos, e não como parte de uma cultura organizacional sólida.

- “O futuro do trabalho — saudável, produtivo e sustentável — depende do quanto empresas estão dispostas a enxergar seus colaboradores como seres humanos completos, com necessidades emocionais legítimas”, finalizou a profissional.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DAVID ROBERTO FLORIM
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp