Portal Serrolândia Publicidade 728x90

Publicação avalia estado da participação social no governo Lula

Elaborado pela Abong em parceria com a Fundação Friedrich Ebert, o documento analisa o estado da participação social no governo federal, apresentando um panorama histórico da democracia participativa no Brasil; acesse

MÁRCIO LEAL | INSTITUTO TIJUÍPE
04/07/2025 10h10 - Atualizado há 11 horas
Publicação avalia estado da participação social no governo Lula
Reprodução

A Associação Brasileira de ONGs (Abong) lançou a publicação "O Papel da Sociedade Civil na Política Participativa do Governo Lula III". Elaborado em parceria com a Fundação Friedrich Ebert (FES), o documento analisa o estado da participação social no terceiro mandato do governo Lula, apresentando um panorama histórico da democracia participativa no Brasil.

Abordando desde a constituição de conselhos de políticas públicas na década de 1990 até as recentes mudanças implementadas na atual gestão federal, o documento ainda analisa o impacto das políticas de desmonte da participação social durante os governos Temer e Bolsonaro, além de discutir os desafios enfrentados na reconstrução desses espaços democráticos.

Conforme destaca a cartilha, "a participação não é um fim em si, mas uma estratégia para construir a possibilidade de uma democracia efetiva, que represente os interesses do conjunto da sociedade e seja um espaço de tolerância e reconhecimento".

O documento demonstra que "há um certo consenso entre as representações de organizações da sociedade civil do campo democrático entrevistadas de que essa retomada e a inclusão da participação social como parte central do projeto político do governo Lula – por si só um fato muito positivo - tem sido igual ou até mesmo mais desafiante que o contexto e a arquitetura da participação social no governo federal existentes previamente a 2016".

Acesse e baixe a publicação completa


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MÁRCIO LEAL GONÇALVES
[email protected]


FONTE: Instituto Tijuípe (https://institutotijuipe.wixsite.com/institutotijuipe/post/publicacao-avalia-estado-da-participacao-social-no-governo-lula)
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp