Portal Serrolândia Publicidade 728x90

Câncer ósseo na infância: reconhecer cedo é o primeiro passo para a cura

Por apresentar sintomas muitas vezes confundidos com lesões esportivas ou traumas do crescimento, o diagnóstico da doença tende a ser tardio

NADJA CORTES
15/07/2025 18h56 - Atualizado há 20 horas
Câncer ósseo na infância: reconhecer cedo é o primeiro passo para a cura
Acervo Sobope

No Julho Amarelo, a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE) busca reforçar a importância da atenção aos sinais do câncer ósseo em crianças e adolescentes — uma doença rara, mas potencialmente curável quando diagnosticada precocemente e tratada em centros especializados.

Entre os principais tumores ósseos na faixa etária pediátrica estão o osteossarcoma e o sarcoma de Ewing, que afetam, sobretudo, adolescentes. Eles geralmente se manifestam com dores persistentes nos ossos, inchaços, limitação de movimento e, em alguns casos, fraturas espontâneas. Por serem sintomas muitas vezes confundidos com lesões esportivas ou traumas do crescimento, o diagnóstico tende a ser tardio.

“O alerta é claro: qualquer dor óssea que persiste ou piora, mesmo com uso de analgésicos comuns, merece avaliação médica especializada. O mesmo vale para aumento de volume em alguma região do corpo, claudicação sem causa evidente (dificuldade ou dor ao caminhar) ou perda funcional de um membro”, afirma a oncologista pediátrica e presidente da SOBOPE, Mariana Bohns Michalowski.

Apesar do impacto que um diagnóstico de câncer ósseo pode causar, as possibilidades de tratamento atuais oferecem maiores chances de cura, especialmente quando o tumor é localizado e tratado desde o início com protocolos modernos e cirurgias especializadas, muitas vezes com preservação do membro afetado.

Neste Julho Amarelo, a SOBOPE reforça que o diagnóstico precoce salva vidas. O câncer ósseo tem cura — e ela começa com informação, escuta atenta e acesso ao tratamento adequado desde o início. “Por isso, é fundamental que pais, responsáveis e profissionais de saúde estejam atentos aos sinais”, afirma a especialista.

Principais sinais de alerta para câncer ósseo em crianças e adolescentes:

  • Dor persistente em ossos ou articulações, especialmente à noite
  • Inchaço ou aumento de volume em determinada região
  • Claudicação (mancar sem causa aparente)
  • Fraturas com traumas leves
  • Sensação de calor ou vermelhidão local

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
NADJA CRISTINA CORTES PENTEADO
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp