Portal Serrolândia Publicidade 728x90

Instituto Axé Mulher transforma vidas em Guaratiba 

Entre as ações abraçadas pelo espaço está o Programa de Enriquecimento Cultural e Social em Cidadania

Comunicação
29/08/2025 12h44 - Atualizado há 10 horas
Instituto Axé Mulher transforma vidas em Guaratiba 
Luiz Oliveira

A luta por políticas públicas e a promoção de letramentos diversos, entre eles o racial, são temas que permeiam a existência do Programa de Enriquecimento Cultural e Social em Cidadania, uma iniciativa de Mãe Manu de Oxum fundadora do Instituto Axé Mulher, que tem sua sede na Praia da Brisa, em Guaratiba.

Criado em abril de 2024 com o propósito de fortalecer instituições religiosas e projetos sociais,  o programa, que já está em sua 10ª turma,  ampliou seu alcance para um público plurimatricial: afro-brasileiros, empreendedores, grêmios de samba, educadores populares, coletivos e lideranças comunitárias, consolidando-se como um dos maiores esforços de formação cidadã voltados para comunidades tradicionais e movimentos sociais.

“ Quem oferta conhecimento, oferta liberdade e ela é o primeiro passo para a equidade. Nesta edição, nosso foco são as religiões afro-brasileiras, em resposta direta ao impacto da intolerância religiosa, que atinge de forma ainda mais agressiva o povo de santo. Mais do  que um curso, o Programa é um instrumento de equidade e de busca pela  preservação dos direitos fundamentais. Ao longo de sua trajetória, já ultrapassamos a marca de 1.000 casas de registros e, só na 10ª turma, já são mais de 200 inscrições e isso mostra que temos muito trabalho a fazer”, diz Mãe Manu de Oxum.

Com 19 palestrantes e colaboradores, o Programa oferece um leque amplo de olhares. Além da própria idealizadora, Mãe Manu da Oxum, participam nomes como Rebeca Carvalho, Tatiane Souza, Iyalorisa Roberta de Iemanjá, Dra. Janaina Napoleão (OAB Campo Grande), Dr. Thiago Gouveia, Thamires Paiva, Adriani Carneiro, Carla Marcelli, Mãe Elis Peralta, Marcele Mendes, Emanuele Sanuto, Sargento Renata da Matta, Thacio Lemos e Gael. Na parte visual e de memória, o Programa conta com o fotógrafo Luiz Oliveira (fotos) e a vídeo maker Beatriz Brum. Desde a 7ª turma, o formato online com formatura presencial abriu portas para lideranças de diferentes regiões.

Cartilhas, parcerias e legitimidade acadêmica

Para que a formação seja consolidada, o Programa já conta com 07 cartilhas com temas diversos, tornando o projeto um potencial multiplicador. Para este semestre, o Instituto já prepara a versão Jornada Pocket do programa, que acontecerá no mês de dezembro, com um formato de 1 dia de palestras dinâmicas, aberto a médiuns, líderes, simpatizantes, coletivos e projetos sociais. A proposta é circular por municípios e estados, reunindo comunidades inteiras para vivenciar a formação, com certificação oficial enviada por e-mail.

“Mais do que formação, o  Programa de Enriquecimento Cultural e Social em Cidadania é memória, resistência e futuro. É um chamado à organização coletiva para que afro-brasileiros, povos de terreiro, educadores populares, empreendedores culturais e sociais, grêmios de samba e coletivos comunitários possam se reconhecer como protagonistas na construção de uma sociedade mais justa”, comenta a sacerdotisa. 

O material didático, bem como todas as informações sobre as próximas turmas estão disponíveis na rede social oficial do Instituto Axé Mulher, cuja rede de parceiros está cada vez mais potente. O Instituto Axé Mulher fica na  Praia da Brisa, nº 17, em Guaratiba. Para mais informações sobre este e todos os projetos realizados no espaço, (21) 97297-2575 | (21) 98602-6690


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Mirella Araújo Nogueira Rebeque Pereira
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp