17/10/2017 às 20h17min - Atualizada em 17/10/2017 às 20h17min

Whatsapp libera compartilhamento de localização em tempo real. Saiba como funciona

Recurso permite que outra pessoa acompanhe seu trajeto por um determinado período de tempo, somente quando você permitir.

Nesta terça-feira (17), o WhatsApp acaba de liberar um novo recurso: a partir de agora, é possível compartilhar sua localização em tempo real com contatos que você tem no aplicativo. Seja para avisar que chegou a algum lugar em segurança, ou para compartilhar um trajeto, o recurso Localização Atual já está disponível para Android e iOS.

A função é devidamente criptografada, assim como acontece com qualquer mensagem enviada no app, e o usuário pode escolher encerrar o compartilhamento da localização a qualquer momento que desejar, mas um contador mostra por quanto tempo a localização será compartilhada automaticamente, encerrando em seguida. Para usar, é só abrir uma conversa com o contato ou grupo com quem desejar enviar sua localização e, no menu “localização”, tocar em “anexar”. Ali, uma opção chamada “compartilhar localização atual” será exibida, permitindo definir o tempo de exibição do compartilhamento. Então, o contato ou grupo terá acesso a um mapa que mostrará onde você está, em tempo real.15 e 60 minutos

O compartilhamento de localização ao vivo chega no formato de uma mensagem no próprio chat, com a posição do remetente no mapa. Ela funciona tanto em conversas individuais quanto em conversas em grupo.

Para acioná-la é preciso tocar no ícone de clipe de escritório e depois selecionar o compartilhamento de local. Na sequência, entre as opções vai aparecer “Localização atual”. A equipe de engenharia do WhatsApp ainda incluiu uma forma de visualização que mostra, num mesmo mapa, todos os usuários que decidiram compartilhar sua posição no globo. O recurso fica ativo por até oito horas. De acordo com encarregado pela novidade, Zafir Khan, são três opções de duração da localização ao vivo:

• 15 minutos: indicado para aqueles momentos em que você está em vias de encontrar uma pessoa, e precisa de auxílio para encontrar a rua exata.

• 60 minutos: indicado para quando o usuário está saindo de casa para um compromisso de carro. • 8 horas: para shows, festivais e outros eventos, em que o usuário normalmente está em grupo.

“Queremos que os usuários estejam no controle. Por isso adicionamos um botão de encerrar o compartilhamento a qualquer momento”, explica Khan. O botão é apresentado em vermelho, na janela de chat, logo abaixo da mensagem com a localização em tempo real. Khan ressalta que as informações trafegam na rede do WhatsApp com a técnica de segurança de criptografia ponta a ponta. Na prática, isso quer dizer que nem mesmo os funcionários da plataforma conseguem acessar as informações de localização, como já acontece com mensagens em texto, fotos, vídeos, áudios e chamadas de voz ou vídeo.

O aplicativo mais popular do país oferecia uma ferramenta de localização geográfica que também usava o GPS do smartphone como parâmetro para enviar um ponto no mapa. No entanto, não era possível ajustar para que a localização se atualizasse constantemente. O recurso de Localização Atual foi visto anteriormente em versões de testes do WhatsApp. Esta é a primeira vez que a companhia confirma sua existência e também a disponibilidade para toda a base de usuários – 1,3 bilhão de pessoas se conectam ao mensageiro a cada mês.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp