Portal Serrolândia Publicidade 728x90

São Paulo quer ser verde

COP30

Renato Nalini
01/08/2025 05h00 - Atualizado há 18 horas
São Paulo quer ser verde
Domínio Público
            A salvação da humanidade está condicionada a uma conversão de cada indivíduo. Converter-se para a causa ecológica. A forma cruel com que tratamos a natureza produziu um cataclismo. Qualquer pessoa lúcida enxerga o descontrole do clima em todo o planeta e aqui também.
            Tivemos ondas de calor que matam mais do que o frio. Mas a capital que era a “São Paulo da garoa” se transformou na “São Paulo das tempestades e dos vendavais”. Já passou a fase de mitigação dos efeitos das emergências climáticas. Agora é a fase da adaptação e da resiliência.
            A melhor maneira de tornar São Paulo a cidade acolhedora e amiga de todos os viventes é plantar árvores. O plantio de árvores é a melhor tecnologia hoje disponível. A lição vem do cientista José Goldemberg, considerado um dos mais brilhantes pensadores que a humanidade já produziu. Ele diz que temos uma biodiversidade milionária e exuberante e que, no Brasil, em se plantando, tudo dá.

            Uma árvore presta serviços ecossistêmicos insubstituíveis. Atenua a temperatura, permite o escoamento da água pluvial e seu retorno aos combalidos lençóis freáticos. Dá sombra e abrigo para a fauna. Embeleza a paisagem. Equilibra o regime de chuvas, tão enfermo nesta era de infortúnios provocados pelo bicho-homem.
            Se você gosta de São Paulo, encontrará uma fórmula de torná-la mais verde. Faça um levantamento de áreas que podem abrigar plantio. Colha sementes. Semeie. Faça mudas. Se possível, plante árvores. Cuide delas. Seja um guardião da natureza. Não é por afeição ecológica, mas para salvar vidas. As novas gerações dependem de nossa responsabilidade presente.
            Este ano de 2025 é ano de COP30 no Brasil. Não é só Belém do Pará que deve cuidar disso. Na capital, o Prefeito Ricardo Nunes constituiu uma Comissão para elaborar um calendário de atividades que façam os paulistanos participar da discussão ambiental. E o ponto alto dessa iniciativa é a multiplicação de áreas verdes na pauliceia. Faça parte dessa história.

*José Renato Nalini é Secretário-Executivo das Mudanças Climáticas de São Paulo.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUCIANA FELDMAN
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp