Portal Serrolândia Publicidade 728x90

Finanças na palma da mão: 5 coisas que o pequeno empreendedor já pode fazer só com um celular

Em um cenário de crescimento recorde de novos negócios, smartphone é essencial para gerenciar fluxo de caixa, receber pagamentos, emitir notas fiscais e muito mais

LETíCIA CARDOSO
01/08/2025 09h37 - Atualizado há 10 horas
Finanças na palma da mão: 5 coisas que o pequeno empreendedor já pode fazer só com um celular
divulgação

O ambiente de empreendedorismo no Brasil mostrou vigor nos primeiros seis meses de 2025, com o surgimento de 2,6 milhões de novos pequenos empreendimentos, número que representa um aumento de 23% em comparação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados do Sebrae

E é para atender a essa base empreendedora diversa e em plena expansão que a tecnologia móvel se torna uma aliada indispensável, apoiando as empresas com soluções para vários âmbitos dos negócios.

A Geopagos – líder no desenvolvimento de soluções e infraestrutura de aceitação de pagamentos digitais white label na América Latina – aponta as principais funcionalidades disponíveis para ajudar os empreendedores e estão na palma de suas mãos, literalmente.

1- Controle do fluxo de caixa em tempo real
Esqueça os cadernos e as anotações em papel. Um aplicativo de gestão financeira do negócio permite registrar todas as entradas e saídas instantaneamente. Além de ser possível, por exemplo, acompanhar o histórico de todas as transações, consultar relatórios detalhados e ter uma visão clara de cada movimento financeiro. 

"Com alguns toques, o empreendedor consegue construir uma base de dados de seu negócio. Essa organização é o primeiro passo para tomar decisões mais inteligentes e planejar o crescimento", explica Anderson Veras, Country Manager da Geopagos no Brasil. 

2- Pagamentos ao alcance de todos
O Tap to Phone se consolida como uma solução inovadora para empresas que querem atualizar suas formas de pagamento. Ele permite que microempreendedores e pequenos comércios adotem tecnologia de ponta sem complicações.

“O Tap to Phone representa um avanço para democratizar o acesso a meios de pagamento modernos. Conseguimos levar tecnologia de ponta a milhares de pequenos negócios que, historicamente, ficaram à margem da digitalização financeira”, conta o country manager.

Mas se o empreendedor não abre mão do modelo de mPOS (maquininhas), elas ganham ainda mais agilidade ao serem controladas na palma da mão, por um smartphone. 

3- Emissão de Notas Fiscais de Serviço (NFS-e) com agilidade
Muitos microempreendedores individuais (MEIs) ainda veem a emissão de notas fiscais como um processo burocrático e complicado. "Essa dor foi solucionada. O aplicativo oficial do Governo Federal, o NFS-e Mobile, permite emitir uma nota fiscal de serviço em menos de um minuto. O processo é simplificado, intuitivo e o documento em PDF pode ser enviado na hora para o cliente. É a formalização do negócio sem dor de cabeça", destaca Veras.

4- Gerenciamento de estoque para não perder vendas
Para quem vende produtos, saber o que entra e o que sai é vital. Aplicativos de controle de estoque permitem cadastrar mercadorias, dar baixa automática a cada venda realizada por um sistema integrado e criar alertas para quando um item estiver acabando. 

"Essa automação evita a perda de uma venda por falta de produto e otimiza o capital de giro, impedindo compras desnecessárias de itens com baixa rotatividade", afirma o country manager.

5- Criação de loja virtual e conexão com redes sociais
Antes de pagar, o cliente precisa ver o que está comprando: e o celular é uma ferramenta eficiente de marketing e vendas. A transição para o ambiente digital hoje é uma jornada mais acessível, permitindo que uma marca tenha uma loja virtual white label com checkout de pagamento integrado, mesmo que o empreendedor não tenha conhecimento técnico. 

"Nossa visão é que é possível ter autonomia para construir e gerenciar uma presença online de forma integrada", afirma Anderson Veras. Isso se reflete na capacidade de não apenas apresentar produtos, mas de conectar a loja a diferentes canais, como as redes sociais e o WhatsApp. A ideia é transformar cada ponto de contato em uma oportunidade de diálogo e venda, com a flexibilidade de gerenciar pagamentos e envios de forma centralizada e estratégica.

“A digitalização democratizou o acesso a ferramentas de gestão que antes eram exclusivas de grandes corporações. Para o MEI ou o dono de um pequeno negócio, o celular se tornou o principal centro de comando, trazendo agilidade, profissionalismo gestão e controle. A adoção dessas práticas não apenas otimiza o tempo do empreendedor, como também eleva o nível de profissionalismo do negócio, aumentando a confiança dos clientes e abrindo portas para um crescimento sustentável”, conclui o executivo.


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LETICIA MARIA VIVAN CARDOSO DE SOUZA
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp