O Dia dos Pais é uma data especial para celebrar o cuidado, o amor e a presença na vida dos filhos. Mas, além dos laços afetivos, a data também convida a refletir sobre o impacto que a participação paterna tem no desenvolvimento das crianças, como no processo de aprendizagem bilíngue.
No Twice Bilingual, sistema de ensino bilíngue da Rhyzos Educação, a experiência mostra que pais que se envolvem ativamente na rotina escolar dos filhos potencializam o interesse e o engajamento com o inglês. Essa presença faz diferença mesmo em ações simples: perguntar como foi a aula, ouvir a criança cantar uma música em inglês ou convidá-la a repetir juntos uma frase aprendida.
“Essas pequenas interações mostram para a criança que aquilo que ela aprende na escola importa também em casa. Isso gera segurança emocional e reforça a importância do bilinguismo no cotidiano”, afirma Vanessa Codecco, head pedagógica do Twice.
Estudos em educação já indicam que o envolvimento familiar no processo de aprendizagem está diretamente ligado ao desempenho escolar. No caso do ensino bilíngue, esse apoio se reflete no aumento da confiança e da autonomia da criança ao se comunicar em uma segunda língua. Conforme Vanessa, quando os pais demonstram curiosidade pelo conteúdo, compartilham momentos ou apenas reforçam o que foi aprendido, o idioma passa a fazer parte da vida do aluno, deixando de ser uma obrigação escolar.
“No Twice, os educadores têm observado que os alunos com maior participação familiar — inclusive dos pais — se mostram mais motivados, comunicativos e propensos a interagir em inglês dentro e fora da sala de aula. O estímulo paterno, em especial, contribui para quebrar barreiras emocionais e reforçar a autoestima linguística das crianças, etapa essencial no desenvolvimento de uma segunda língua”, complementa Codecco.
Além do aspecto pedagógico, o envolvimento do pai na jornada bilíngue também contribui para o fortalecimento dos vínculos familiares. Quando um pai canta uma música em inglês com o filho, assiste a um desenho animado no idioma ou participa de uma atividade proposta pela escola, ele está, ao mesmo tempo, incentivando o aprendizado e cultivando momentos de conexão afetiva.
“A própria percepção das crianças sobre o inglês muda quando ele é valorizado em casa. Em vez de enxergarem o idioma como um desafio acadêmico, elas passam a vê-lo como uma ferramenta de expressão, pertencimento e troca com pessoas importantes para elas. Esse tipo de envolvimento tem um valor simbólico muito forte. Para a criança, saber que o pai está interessado naquilo que ela aprende fortalece sua autoestima e seu desejo de continuar aprendendo”, conclui a especialista.
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PEDRO GABRIEL SENGER BRAGA
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